A orla da Praia Central será o cenário para 5 mil corredores neste fim de semana. A Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú 2026 ocorre neste sábado (25) e domingo (26). Atletas de todas as regiões do país participam das provas de 5 quilômetros, 10 quilômetros e de 21 quilômetros, que nesta edição tem o selo ouro da World Athletics, entidade máxima do atletismo mundial, e conta também com a modalidade de revezamento em duplas.
Continua depois da publicidade

Prova reúne corredores de regiões do Brasil
Santa Catarina concentra 80% dos inscritos, principalmente de cidades de Balneário Camboriú e região, como Camboriú, Itajaí e Blumenau, mas também recebe muitos corredores do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. O público é formado por 50,5% de homens e 49,5% de mulheres, vindos de 21 estados brasileiros.
Programação
A ação começa no sábado (25) com as provas de 5 km e 10 quilômetros, realizadas inteiramente sobre as areias da Praia Central. A largada para os 5 quilômetros será às 16h, enquanto os atletas dos 10 km partem às 17h45min, ambos a partir da arena montada sobre as areias da Praia Central, na Barra Sul, em frente ao Parque Unipraias.
No domingo (26), o foco total se volta para a prova principal de 21 quilômetros, com largada às 6h. O percurso, em asfalto, é o único que percorre a charmosa Estrada da Rainha, além de passar pela Avenida Atlântica, Praia dos Amores e Praia Brava. Com o Selo Ouro da World Athletics, a meia maratona garante padrões internacionais de organização aos corredores. Outro destaque é o retorno da modalidade de revezamento em duplas, em que o primeiro integrante percorre 11,7 quilômetros (incluindo a subida da Rainha) e o segundo assume os 9,4 quilômetros finais após a troca na Praia Brava.

— Esta é mais uma edição importante da Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú, por conta do Selo Ouro da World Athletics, além de integrar o circuito catarinense de meias maratonas e contarmos com a volta dos 21 quilômetros em duplas. No entanto, o evento continua focado na experiência completa do atleta. Queremos que todos aproveitem o clima festivo da nossa arena pé na areia e a beleza de correr em uma das orlas mais famosas do Brasil — afirma Mariana Neves, coordenadora de eventos da Corre Brasil.
Continua depois da publicidade
Retirada de kits
A arena montada na Barra Sul (Avenida Atlântica, em frente ao nº 6006) será também o local da retirada de kits pelos participantes. A entrega dos kits aos corredores começa na sexta-feira (24), das 14h às 19h.
No sábado (25), o espaço abre às 9h. Inscritos nas provas de 5 quilômetros e 10 quilômetros retiram os kits até às 14h30min de sábado, enquanto, para os que vão correr a meia maratona, incluindo o revezamento, o atendimento será até às 19h.
Alterações de trânsito
No sábado (25), primeiro dia de corridas, com as provas de 5 quilômetros e 10 quilômetros, não haverá interdições de trânsito. As duas modalidades serão realizadas no período da tarde e têm percursos inteiros pelas areias da Praia Central. As intervenções ocorrem neste domingo (26), em que acontece a prova de 21 quilômetros. De acordo com a BC Trânsito, as alterações começam ainda na madrugada, com desvios na região da Barra Sul.
A partir das 4h, a Avenida Normando Tedesco terá o tráfego desviado para a Rua 4800 para viabilizar a montagem da estrutura de largada. O desvio permanece até, pelo menos, às 6h30min, para a largada dos atletas que participam da meia maratona. O início da prova de 21 quilômetros está marcada para às 6h, na Barra Sul, em frente ao Parque Unipraias. Por conta disso, o acesso à Avenida Atlântica será totalmente bloqueado nas esquinas com as ruas 4800 e 4900, até a saída de todos os atletas.
Continua depois da publicidade
Ao longo do percurso, a Avenida Atlântica funcionará em meia pista entre 5h30min e 9h, com presença de agentes de trânsito em diversos cruzamentos, como nas ruas 3700, 2500, 2000, 1400 e 1001. Nestes pontos, os condutores serão orientados e podem ocorrer bloqueios temporários conforme a passagem dos corredores. Na altura da Rua 3700, o trânsito será totalmente desviado por cerca de 15 minutos após a passagem da ambulância que acompanha a prova. Já na Rua 4500, haverá desvio do fluxo da Avenida Atlântica com retorno pela Rua 4400 entre 5h e 6h30min.
Além disso, também estão previstos outros bloqueios e desvios na Avenida Atlântica, com direcionamento do tráfego para a Rua Miguel Matte. Durante a realização da prova, até o fim da passagem dos atletas, será isolada a área de embarque e desembarque do Pontal Norte. A organização reforça que equipes de apoio e agentes estarão distribuídos ao longo do trajeto para orientar condutores e pedestres.
A previsão é que a liberação total das vias ocorra a partir das 9h, com o início da retirada da sinalização. Até este horário, os motoristas devem redobrar a atenção e respeitar a sinalização provisória. A Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito) recomenda que os condutores devem buscar rotas alternativas durante o período do evento sempre que possível.
