Um clube bicampeão da Libertadores iniciou a construção de um centro de treinamento (CT) inédito no Brasil nessa segunda-feira (26). A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos em um ano.

Continua depois da publicidade

Os times estreantes na Libertadores Masculina 2026

A Ferroviária, bicampeã da Libertadores no futebol feminino, será dona do primeiro CT exclusivo para a categoria no país.

O investimento estimado para a obra é de R$ 34 milhões, quantia viabilizada por meio da Fundação de Amparo ao Esporte de Araraquara (Fundesport) em convênio com a Petrobras e o Governo Federal.

O complexo será construído no local onde hoje é o CT Olegário Tolói de Oliveira – Dudu, conhecido como CT do Pinheirinho. Quando pronto, será chamado de “A Aldeia das Guerreiras”.

De acordo com o projeto, serão construídos seis campos, sendo um deles para mando de jogos das categorias de base e outro com gramado sintético. Todos terão irrigação eletrônica e poderá sediar campeonatos. O CT também contará com um hotel com capacidade para 82 atletas de todas as categorias.

Continua depois da publicidade

A ideia do clube é colocar o local à disposição para alguma seleção durante a Copa do Mundo Feminina de 2027, que acontece no Brasil.

— Há anos que a gente batalha para esse CT sair. As obras já começaram e fico feliz de participar junto com as pioneiras que fizeram a Ferroviária e Araraquara serem mundialmente conhecidas. As mais velhas não tiveram essa oportunidade, mas as gerações mais novas terão tudo: campos, psicólogas, dentistas, alojamentos, cozinheiras, tudo aqui — celebrou Luciana, goleira da Ferroviária e ex-Seleção Brasileira.

Na categoria feminina, a Ferroviária já conquistou duas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil, quatro Campeonatos Paulistas e revelou diversas atletas para as seleções brasileiras, da base à profissional.

*Sob supervisão de Marcos Jordão