A 9ª edição da Copa do Mundo Feminina Sub-17 começa na sexta-feira (17) e, pela primeira vez na história, a competição toda será jogada na África e contará com 24 equipes. A Seleção Brasileira da categoria participará pela oitava vez no torneio, em busca do pódio inédito.

Continua depois da publicidade

Seleções da Copa do Mundo Feminina sub-17

A Copa segue até 8 de novembro de 2025, em Rabat, no Marrocos. As 24 seleções foram divididas em seis grupos, com quatro equipes cada, por meio de um sorteio, e competem entre si.

As distribuições das vagas para os times se deu com quatro pela Confederação Asiática de Futebol (AFC), cinco pela Confederação Africana de Futebol (CAF), incluindo o país sede, quatro pela Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf).

Além disso, quatro foram com Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), cinco pela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) e por fim, duas pela Confederação de Futebol da Oceania (OFC).

Histórico do Brasil na competição

A primeira disputa da Copa do Mundo Feminina sub-17 foi realizada em 2008, em que a Coreia do Norte foi campeã. Naquele ano, a Seleção Brasileira da categoria caiu ainda na fase de grupos.

Continua depois da publicidade

Nas duas edições seguintes, em 2010 e 2012, o Brasil foi eliminado nas quartas de final, por 2 a 1 para a Espanha e o mesmo placar para a Alemanha, respectivamente. Já em 2014, a equipe não se classificou para participar do torneio.

Em 2016 e 2018 as brasileiras caíram também na fase de grupos, enquanto, em 2022, perdeu novamente, por 2 a 0, para a Alemanha. Pela última edição, em 2024, o Brasil não avançou da primeira fase.

Agora, a Seleção Brasileira feminina sub-17 conta com uma série de treinos e amistosos preparatórios para conquistar seu primeiro pódio, em busca do ouro.

Preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo Feminina sub-17

O Brasil está no Grupo A da competição, ao lado de Marrocos, Itália e Costa Rica. A equipe estreará o primeiro dia de jogos diante das anfitriãs. As brasileiras conheceram as adversárias em junho e desde então se preparam para a Copa do Mundo Feminina sub-17.

Continua depois da publicidade

A treinadora Rilany Aguiar convocou, em agosto, 28 atletas para um período de treinamento da Seleção Brasileira da categoria. Apenas 21 jogadoras seguem para a competição. Os treinos aconteceram no CT Dartanhã, em Guararema (SP). Este período teve como objetivo conhecer novas atletas e a integração da equipe.

A agenda foi composta por treinos na academia e atividades no campo, além de reuniões com as atletas e um jogo-treino contra a categoria feminina principal do Fluminense. No mês seguinte, em setembro, o Brasil encerrou em Guararema para começar a fase preparatória final, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

No início de outubro, a equipe realizou um jogo-treino contra o time principal feminino do Botafogo, no Rio de Janeiro. A atividade foi parte importante do processo de observação e ajustes táticos da comissão técnica.

Em seguida, a delegação embarca rumo a Benslimane, no Marrocos, para jogar um amistoso internacional contra a seleção do Japão, no dia 13 de outubro. Para o momento, a lista oficial das 21 atletas convocadas para representar o Brasil na Copa do Mundo Sub-17 foi divulgada.

Continua depois da publicidade

— Foi um momento valioso para colocar em prática o que temos trabalhado nos treinamentos. As meninas responderam bem, mostraram intensidade, leitura de jogo e competitividade. Ainda temos pontos a ajustar, mas o grupo está crescendo e entendendo cada vez mais a proposta — destacou a treinadora Rilany Aguiar, após o amistoso.

No amistoso, as brasileiras superaram as japonesas por 2 a 1, com gols de Giovanna Waksman pela Seleção Brasileira. No mesmo dia, a Amarelinha viajou para Rabat, capital marroquina, onde ficará concentrada no Complexo Mohamed VI durante toda a disputa do Mundial.

— É um grupo muito forte, todo mundo está muito unido e com muita vontade. O Brasil nunca passou da primeira fase ou do primeiro playoff na história da competição, então estamos focadas para mudar isso e buscar a primeira estrela — concluiu Waksman, autora dos gols.

Lista de atletas convocadas

Goleiras:

  • Ana Morganti – Corinthians
  • Josi Bencke – grêmio
  • Jhennifer Santos – Ferroviária

Defensoras

  • Allyne – Grêmio
  • Andreyna – Ferroviária
  • Marina Campillo – São Paulo
  • Julia Pereira – São Paulo
  • Emilly Rosal – Ferroviária
  • Dulce Maria – Corinthians
  • Mariane Martins- São Paulo

Continua depois da publicidade

Meio-Campistas

  • Evelin Bonifacio – Santos
  • Giovanna Waksman – CBF
  • Gabi Rolnik – Benfica (POR)
  • Kaylane – Flamengo
  • Pepê – Corinthians
  • Julia Faria – Corinthians
  • Hellena Victória – Ferroviária
  • Ravenna – Fortaleza

Atacantes

  • Gabi Pusch – Ferroviária
  • Giovana Iseppe – São Paulo
  • Maria – Grêmio

Sobre a Copa do Mundo Feminina sub-17

A Copa do Mundo de Futebol Feminino sub-17 é uma competição internacional de futebol feminino, organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). A primeira disputa do torneio foi em 2008, tendo a Coreia do Norte como campeã da competição.

A criação se deu após o sucesso da categoria sub-19 em 2002, no Canadá. Apesar de algumas confederações serem contra a nova copa, devido ao limite de idade, a FIFA acrescentou o torneio para as jovens mulheres. A partir disso, a Copa sub-19 passou a ser sub-20, com a primeira edição em 2006, na Rússia.

Após a estreia, o torneio sub-17 seguiu sendo cometido de dois em dois anos. A Seleção Brasileira da categoria não conquistou medalhas na competição e está atrás de seu primeiro pódio.

Continua depois da publicidade

Lista de campeões

  • 2008: Coreia do Norte
  • 2010: Coreia do Sul
  • 2012: França
  • 2014: Japão
  • 2016: Coreia do Norte
  • 2018: Espanha

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão