O Brasil se classificou às oitavas de final do Mundial de Vôlei Feminino 2025, na terça-feira (26), como líder do Grupo C e 100% de aproveitamento. O objetivo principal da Seleção Brasileira é conquistar o primeiro título pelo Campeonato, para isso o time precisará percorrer um caminho duro.
Continua depois da publicidade
Confira as maiores pontuadoras do Brasil no Mundial
Os confrontos para a próxima etapa da competição foram definidos na quarta-feira (27) e as duas melhores equipes de cada um dos oito grupos se classificaram. A fase final será mata-mata e conta com 16 fortes equipes.
Caminho do Brasil até a final
A Seleção Brasileira vai encarar a República Dominicana em busca de uma vaga nas quartas de final, do Campeonato mais importante do calendário da modalidade em 2025. Caso avance, o Brasil deve enfrentar o vencedor entre China e França.
A seleção francesa, assim como as brasileiras, não conquistou nenhum título no Mundial. Porém, a Seleção Brasileira possui quatro pratas e um bronze, ao contrário da França que não conquistou nenhuma medalha.
Já a China possui outro retrospecto, muito mais forte. As chinesas são bicampeãs e possuem também três pratas e um bronze. No ranking de medalhas da competição, elas estão em quarto lugar, enquanto o Brasil está em oitavo.
Continua depois da publicidade
Confira o ranking de campeões do Mundial
Na semifinal, se vencer nas quartas, a Seleção Brasileira pode enfrentar a Itália, Alemanha, Bélgica ou Polônia, a depender do time que vencer nas oitavas e nas quartas de final. Entre as equipes, a favorita a avançar é a Itália, atual campeã olímpica.
Além de ter conquistado o ouro nas Olimpíadas de Paris em 2024, a seleção italiana está uma posição acima do Brasil no quadro de medalhas do Mundial. As italianas já conquistaram um ouro, ao contrário das brasileiras, uma prata e um bronze.
Entre as demais possíveis adversárias para a Seleção Brasileira na semi, apenas a Polônia já conquistou algum pódio no Campeonato. As polonesas possuem uma prata, dois bronzes e estão em nono lugar, uma posição abaixo do Brasil, no ranking de medalhas.
Por fim, caso o Brasil tenha sucesso em todas as partidas, desde as oitavas de final até a semifinal, as opções para a final são diversas. No confronto decisivo, as brasileiras podem encarar a Holanda, a Sérvia, o Japão, a Tailândia, os Estados Unidos, o Canadá, a Turquia ou a Eslovênia.
Continua depois da publicidade
Desempenho da Seleção Brasileira feminina na 1ª fase do Campeonato
No Mundial, das possíveis adversárias, apenas a Sérvia, o Japão e os Estados unidos possuem medalhas, inclusive o ouro. A seleção japonesa é tricampeã, possui três pratas, um bronze e ocupa a segunda posição no ranking.
Já a Sérvia tem dois ouros e um bronze, na quinta colocação do quadro de medalhas. Na última edição, o Brasil perdeu na final para a seleção servia, por 3 sets a 0. Por fim, a seleção dos Estados Unidos levou o título uma vez e ainda conquistou duas pratas e dois bronzes. O time ocupa o 6º lugar do ranking.
Confrontos das oitavas de final do Mundial de Vôlei Feminino
Como funciona o Mundial de Vôlei Feminino 2025
O Campeonato Mundial é uma das principais competições de Vôlei organizada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). A 20ª edição acontece na Tailândia, até 7 de setembro, e a capital do país, Bangkok, recebe a fase final.
Continua depois da publicidade
Na Fase preliminar, as 32 equipes foram distribuídas em oito grupos de quatro equipes e jogaram entre si em turno único. As duas primeiras equipes em cada grupo se classificaram para a fase final
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Serão oito jogos nas oitavas de final, quatro nas quartas de final, duas partidas nas semifinais, a disputa pelo terceiro lugar e por fim pelo título do campeonato. Ao todo, serão realizadas 64 partidas.
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão




