A Seleção Brasileira entra em campo às 19h (de Brasília) desta quarta-feira (24) para um duelo decisivo pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026. Diante da Escócia, o objetivo é carimbar o passaporte rumo ao mata-mata com um retrospecto de peso: o Brasil não sabe o que é perder para uma seleção do Reino Unido em Mundiais.
Continua depois da publicidade
Possíveis adversários do Brasil no mata-mata e retrospecto
O retrospecto canarinho diante dos times da região beira a perfeição. Em 10 partidas disputadas na história do torneio, são oito vitórias do Brasil e dois empates.
Dividindo o topo dessa lista de adversários com a Inglaterra, a Escócia já cruzou o caminho brasileiro em quatro Copas, gerando três triunfos sul-americanos e um empate. A conta britânica nos Mundiais ainda engloba vitórias contra o País de Gales (1 a 0, em 1958) e a Irlanda do Norte (3 a 0, em 1986).
A última vez que a Seleção encarou uma equipe da região em Copas traz boas memórias ao torcedor. Nas quartas de final da campanha do penta, em 2002, o time de Luiz Felipe Scolari bateu a Inglaterra de virada por 2 a 1, com gols de Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, após Michael Owen abrir o placar.
Curiosamente, quando saímos do recorte “Copa do Mundo” e olhamos para o confronto direto contra a Escócia, os números gerais mostram a mesma invencibilidade. Brasil e Escócia se enfrentaram exatamente 10 vezes em toda a história, somando Copas e amistosos, resultando nas exatas mesmas oito vitórias brasileiras e dois empates.
Continua depois da publicidade
O último encontro entre as duas nações registrado na listagem aconteceu há quinze anos, no dia 27 de março de 2011, em um amistoso vencido pela Seleção por 2 a 0.
Maldição vem junto?
Apesar do domínio contra os escoceses, os duelos específicos contra o país carregam uma mística: todas as vezes em que enfrentou os escoceses em uma Copa do Mundo, o Brasil terminou o torneio sem a taça.
Se os britânicos costumam ser fregueses, o continente europeu como um todo virou a grande pedra no sapato nacional. Quando o assunto são as seleções da UEFA, o aproveitamento do Brasil cai para 65,4%.
E mais: a Seleção foi eliminada por uma equipe europeia no mata-mata em todas as últimas cinco Copas do Mundo (França em 2006, Holanda em 2010, Alemanha em 2014, Bélgica em 2018 e Croácia em 2022). A última vitória brasileira sobre um europeu em jogos eliminatórios aconteceu justamente na final de 2002, nos 2 a 0 sobre a Alemanha de Oliver Kahn.
Continua depois da publicidade
Em contrapartida, a última derrota do Brasil para um europeu na primeira fase de um Mundial aconteceu há 28 anos, quando caiu de virada por 2 a 1 para a Noruega de Tore Andre Flo e Rekdal, na Copa da França de 1998.
*Sob supervisão de Marcos Jordão




