Lucas Pinheiro Braathen conquistou, neste domingo (16), o primeiro título do Brasil na Copa do Mundo de esqui alpino. Após se sagrar campeão, o esquiador recebeu um prêmio inusitado, como tradição da competição, em Levi, na Finlândia.
Continua depois da publicidade
Aos 25 anos, o atleta venceu após liderar a primeira descida e manter o desempenho na segunda rodada do slalom. Lucas desceu no slalom com 54s13, tempo 0s41 mais veloz que o campeão olímpico e mundial Clément Noel, que acabou na segunda colocação geral (diferença final de 0s31). Após duas descidas, Eduard Haalberg, da Finlândia, ficou em terceiro (+0s57).
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Premiação do brasileiro na Copa do Mundo de esqui alpino
Segundo o ge, além do valor em dinheiro de 47 mil francos suíços, cerca de R$ 300 mil, Lucas também ganhou como premiação uma rena. O brasileiro nomeou o animal típico daquela região da Finlândia como Bjorn, em homenagem ao pai foi seu principal incentivador na carreira como esquiador. A rena viverá em uma fazenda local, em Levi.
Continua depois da publicidade
— Isso representa o que eu sou. Estou colocando o meu coração. É um sacrifício muito grande, ser eu mesmo, do meu jeito. É um caminho duro a seguir. É uma vitória para mim, meus amigos, minha família e para o Brasil — disse Lucas, que já tinha outros cinco títulos de etapas, mas todos pela Noruega.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Além desta conquista, Lucas é considerado o brasileiro com mais chances de conquistar a também inédita medalha olímpica de inverno pelo país. O atleta competirá no slalom e no slalom gigante nos Jogos Olímpicos de Inverno 2026, em Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália.
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão

