O brasileiro Rodrigo Koxa pode ter recuperado novamente o posto de maior onda já surfada no mundo. Na última sexta-feira (19), no mar de Nazaré, em Portugal, o surfista encarou uma bomba que tinha entre 27 e 29 metros de altura.

Continua depois da publicidade

A prévia do tamanho da onda foi feita pelo site especializado português Surftotal. A marca pode superar o alemão Sebastian Steudtner, que surfou uma de 26 metros e 21 centímetros, também em Nazaré.

— Eu fiquei em choque de verdade, com medo, de verdade. Se essa onda te pega, acaba com a sua temporada, com a sua vida. Eu conheço muito Nazaré, tenho 13 anos de Nazaré e é uma onda muita arriscada. Quando eu consegui entrar para dentro, eu tentei entubar em cima, vi que deu uma baforada enorme, já saí explodindo e não entendi nada — disse Koxa em entrevista ao ge.

Próximos passos para a confirmação do recorde da maior onda já surfada no mundo

Agora, entra a fase de busca por homologação do recorde, realizada pelo Guinness World Records e pelo Big Wave Challenge Group. A forma usada hoje para se medir ondas é por meio de vídeos e fotografias.

Vale lembrar que a marca de maior onda surfada no mundo já foi do surfista brasileiro entre 2017 e 2022, com 24 metros e 38 centímetros.

Continua depois da publicidade

— Eu sou uma pessoa muito realizada, já consegui em vida um recorde. Hoje eu vivo esse amor e essa essência de continuar surfando, fazendo o que eu amo. Eu tenho um time muito capacitado e sei que se eu estiver no lugar certo, eu vou pegar a maior onda — concluiu Rodrigo Koxa.

*Sob supervisão de Marcos Jordão