O brasileiro Cauã Oliveira, da equipe São José Ciclismo, venceu a 4ª etapa da Volta Ciclística de SC no início da tarde deste sábado. O trajeto de 95,8 quilômetros contou com largada em Balneário Camboriú e chegada em Nova Trento. O ciclista precisou de 2h31min07s para completar o percurso.
Continua depois da publicidade
O colombiano Diego Camargo, vencedor da etapa de abertura e atual líder da classificação geral, terminou em segundo lugar, nove segundos depois do brasileiro. O francês Stefan Bennet, campeão da 3ª etapa, completou o pódio em terceiro, 35 segundos atrás do vencedor. A chegada, realizada no Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, foi decidida no sprint final após ritmo intenso durante todo o trecho.
— Nessa edição até o momento eu sou o único brasileiro que ganhou uma etapa. Durante ela eu tive um problema mecânico, consegui resolver, mas demorei bastante a chegar no grupo. No final veio uma disputa com os colombianos, que foi muito bacana com o Diego Camargo, um cara que respeito e admiro muito. Muito feliz por conseguir ganhar de um cara como ele — celebra Cauã Oliveira.
Apesar da vitória, Cainã ainda está distante na classificação geral, ocupando a 28ª posição. O topo segue dominado pelos colombianos da Team Medellín: Diego Camargo lidera, seguido por Walter Vargas e Victor Ocampo. A competição será encerrada neste domingo, com a 5ª e última etapa em Florianópolis.
Confira a programação para a 5ª etapa da Volta Ciclística de SC
- Etapa Amador Kids – Florianópolis, às 7h (de Brasília)
- Etapa 5 – Florianópolis (60 quilômetros), às 9h (de Brasília) – encerramento festivo, com largada na Ponte Hercílio Luz e voltas pela Beira-Mar Norte
Continua depois da publicidade
A etapa final, na capital catarinense, terá atividades abertas ao público. Além da prova profissional, no dia 12 haverá passeio ciclístico, prova amadora e a Mini Volta de SC, em celebração ao Dia das Crianças.
Sobre a Volta Ciclística de SC
A competição é considerada uma das mais tradicionais do ciclismo brasileiro e promete passar por diversos pontos turísticos do estado ao longo das cinco etapas.
Entre os destaques estão destinos como as vinícolas de altitude em São Joaquim e Urubici, a gastronomia italiana de Nova Veneza, o Morro da Igreja e a Pedra Furada. A etapa inicial terá como pano de fundo a icônica Serra do Rio do Rastro.
No total, são 500 pessoas envolvidas e 20 equipes confirmadas, sendo algumas do exterior. Além disso, vale ressaltar que a prova catarinense pontua os atletas para concorrerem às vagas nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.
Continua depois da publicidade