Um clube tradicional, com passagem pela Série A do Campeonato Brasileiro e dono de títulos nacionais, conheceu o fundo do poço na noite desta sexta-feira (20), com o rebaixamento para a segunda divisão do seu campeonato estadual na próxima temporada.
Continua depois da publicidade
No ano em que completou seu cinquentenário, o Joinville Esporte Clube foi rebaixado para a Série B do Campeonato Catarinense. A queda foi confirmada após o Tricolor perder para o Carlos Reanux na quinta-feira (19) por 2 a 1, em Brusque, e o Marcílio Dias vencer o Figueirense na sexta, por 1 a 0, no quadrangular da morte do Estadual.
Neste torneio, das quatro equipes apenas uma escapa da queda. O Marcílio Dias tem 10 pontos, o Carlos Renaux ficou com 7, o Figueirense 4, e o JEC 3, faltando duas rodadas para o fim. Ou seja, seis pontos em disputa.
O rebaixamento do JEC ocorre 11 anos depois do Tricolor jogar a Série A pela última vez em sua história. No ano anterior, em 2014, o mesmo Joinville foi campeão da Série B do Brasileiro. Em 2011 já havia vencido a Série C. Além disso, o clube da cidade mais populosa de Santa Catarina é dono de 12 títulos catarinenses.
Quadrangular do rebaixamento foi o limite da torcida no Estadual
Neste quadrangular, o Joinville sentiu a ira dos seus torcedores pelo desempenho do time em campo. Na partida contra o Marcílio Dias, pela primeira rodada do torneio, o JEC perdia o jogo no segundo tempo quando membros de uma torcida organizada arremessaram sinalizadores no gramado, paralisando a partida.
Continua depois da publicidade
O clube foi punido com três jogos de portões fechados. Curiosamente, a única vitória do Tricolor em todo o Catarinense foi sobre o próprio Carlos Reanux, por 3 a 0, no primeiro duelo sem a presença de público no seu estádio.
