A crise de um clube tradicional do futebol brasileiro teve seu desfecho na Justiça nesta quinta-feira (5). Vencedor da Série D do Campeonato Brasileiro em 2022 e com passagem pela elite nacional, o time vive maus bocados com um rebaixamento.

Continua depois da publicidade

A 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) decidiu punir o América-RN com a perda de 18 pontos no Campeonato Potiguar 2026 por irregularidades na utilização de atletas. Ainda cabe recurso ao Pleno do TJD-RN.

O time foi condenado à perda de 18 pontos, além de uma multa de R$ 15 mil. Tudo se deu porque o América-RN foi denunciado por rivais na competição por relacionar um jogador de forma irregular em três partidas da competição. A Federação Norte-riograndense de Futebol analisou o caso e puniu o clube.

Fique por dentro dos Estaduais no NSC Esporte

Nesta quarta, o América entrou em campo e empatou sem gols com o Potiguar pela competição. Com o resultado, chegou a -4 pontos na classificação e não pode mais se livrar do rebaixamento matematicamente, faltando uma rodada para o fim da primeira fase. No campo, o time até estava bem, com quatro vitórias e dois empates.

Continua depois da publicidade

Entenda o caso

O América-RN foi punido pela Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) por ter relacionado um jogador de forma irregular em três jogos do campeonato estadual. O lateral-esquerdo Elias, de 20 anos, não chegou a entrar em campo nas partidas, mas esteve no banco.

A questão é o seu contrato. Ele ainda estava registrado como amador e o regulamento não permite que atletas dessa idade completada sejam inscritos dessa forma. É preciso um vínculo como profissional. O Potyguar Seridoense também foi punido com a perda de 15 pontos pela mesma infração, cometida com os atletas Fabrício e Toró, em quatro rodadas.

No regulamento específico do Campeonato Potiguar diz que “é vedada a participação de atletas não profissionais que completarem 20 (vinte) anos de idade. Para fins deste Parágrafo, o atleta não profissional estará regular para a disputa do Campeonato até 1 (um) dia antes do seu aniversário de 20 (vinte) anos de idade”.