O terceiro e último dia de Expogestão, evento anual voltado ao universo corporativo, encerrou com chave (e medalha) de ouro nesta quinta-feira (27), em Joinville. Membro do Hall da Fama da Natação Internacional e campeão nos 50 metros livre das Olimpíadas de Pequim em 2008, o ex-nadador César Cielo foi a atração final do congresso com a palestra “Foco e alta performance, lições de ouro para a vida”.
Continua depois da publicidade
Em entrevista exclusiva à CBN Joinville, o medalhista olímpico falou sobre as lições que aprendeu ao longo da carreira dentro das piscinas, e como elas podem ajudar líderes e gestores de áreas como a indústria e tecnologia a conseguirem lidar com a pressão por metas e resultados.
Veja fotos da palestra
— Apesar de o meio empresarial não ter aparecido muito ao longo da minha carreira, sempre tive gestão de imagem porque, como brinco, o atleta não ganha dinheiro com medalha, ganha com a gestão de carreira e imagem. Acho que fizemos isso muito bem com meus pais e os profissionais que nos ajudaram — afirma Cielo.
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Continua depois da publicidade
Para o ex-atleta, que faz a transição para a vida empresarial após se aposentar em 2023, é possível traçar diversos paralelos entre a antiga e a nova rotina, com focos diferentes, mas objetivos similares.
— Aqui eu trago as estratégias que usei na minha carreira, uso agora, e que vejo que tem total conexão, afinal, nós queremos melhorar, queremos progredir. É essa mentalidade do esporte em evoluir, junto com outras estratégias, que vim compartilhar — resume o ex-nadador.
Natural de Santa Bárbara d’Oeste (SP), Cielo se mudou para Itajaí em 2019, onde ainda reside com a família e administra o instituto que leva o seu nome, voltado ao fomento do esporte e às ações sociais. Em 2021, foi comentarista da TV Globo e do SporTV nas Olimpíadas de Tóquio. Neste ano, estará em função semelhante nas Olimpíadas de Paris.
Inteligência coletiva e branding em destaque
Além de Cielo, o último dia de Expogestão também contou com a palestra internacional “O poder da Inteligência Coletiva”, com Mike Richardson, coach serial, escritor e conselheiro em inteligência coletiva e agility. Pela primeira vez no Brasil, Richardson abordou como utilizar a inteligência de todos os colaboradores, alavancada pela inteligência artificial e beneficiada pela lógica de agility.
Continua depois da publicidade
Outro painel de destaque nesta quinta foi “O Futuro do Branding”, com Romael Soso, CEO da Portobello Shop, e Romeo Busarello, sócio da StartSe, que exploraram o branding, a gestão estratégica da marca, e tudo que envolve inovação, tendências e oportunidades.
Segundo a organização do evento, a expectativa era movimentar cerca de 6 mil pessoas ao longo dos três dias de congresso, mas o número foi superado e ao menos 8,4 mil visitantes estiveram nos estandes e salas da Expoville conferindo as atrações da 22ª edição da Expogestão.
Leia também
Com “Muito além das quadras”, Guga ensina segredos de tricampeão a gestores em Joinville
BMW aposta em startups de Joinville para inovar em carros elétricos
Com receita bilionária, WEG aposta em Inteligência Artificial: “O segredo está na cultura”