O catarinense e medalhista paralímpico, Ymanitu Silva, será um dos paratletas do Tênis em Cadeiras de Rodas (TCE) que recebeu cadeiras de rodas esportivas de última geração, que foram adquiridas e distribuídas pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Continua depois da publicidade

As cadeiras, consideradas as mais avançadas da atualidade foram adquiridas por meio de um termo de convênio com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com investimento de R$ 500 mil.

Entrega dos equipamentos aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (Foto: CBT, Divulgação)

Foram contemplados os atletas Daniel Rodrigues, Diego Kohlrausch, Vitória Miranda, Jade Lanai, Ymanitu Silva, Leandro Pena e Luiz Calixto. Daniel Rodrigues, Ymanitu Silva e Leandro Pena não estiveram presentes no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB) para o recebimento das cadeiras.

Isso pois eles estão na Austrália para a disputa do Australian Open. Após o retorno ao Brasil, os três tenistas receberão os novos equipamentos.

As cadeiras são da marca RGK, referência mundial em tecnologia esportiva, e foram adquiridas seguindo critérios previamente estabelecidos e divulgados pela CBT.

Continua depois da publicidade

Para a seleção dos atletas, foram considerados os rankings da Federação Internacional de Tênis (ITF) de 28/07/2025, contemplando os dois melhores atletas de cada categoria, com adendo de que “caso algum atleta seja contemplado em duas ou mais categorias, o benefício não será transferido para o próximo em nenhuma das categorias.”

Ymanitu, natural de Tijucas, conquistou a medalha de prata nas duplas masculinas nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. Além disso, foi bronze na categoria quad do Campeonato Mundial de Portugal 2022 e vice-campeão de duplas em Roland Garros no mesmo ano. O catarinense também conta com um ouro no individual e prata nas duplas no Campeonato Sul-Americano do Chile em 2014.

Para o presidente da CBT, Alexandre Farias, o momento representa um avanço importante para a modalidade no país.

— Hoje é um dia muito especial para o TCR brasileiro. Estamos entregando sete cadeiras de rodas da empresa RGK, com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro. São equipamentos de alta tecnologia, que vão contribuir muito para o desempenho dos nossos atletas no circuito mundial — afirmou.

Continua depois da publicidade

O vice-presidente do CPB, Yohansson Nascimento, destacou a importância da parceria entre as entidades.

— Este é um dia muito importante aqui no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. É mais um fruto dessa parceria entre a CBT e o CPB, trazendo o que existe de melhor e mais tecnológico para os atletas do TCR. Temos ótimas expectativas de resultados e medalhas, já projetando também o ciclo rumo aos Jogos Paralímpicos de 2028 — comentou Yohansson.

Luiz Calixto, atleta de 18 anos que fará em 2026 sua primeira temporada no profissional, comemorou a chegada da nova cadeira.

— Estou muito feliz. É um equipamento de altíssima qualidade, que vai me ajudar a alcançar meus próximos objetivos. É algo que sempre sonhei e que certamente vai potencializar ainda mais o meu esforço. Agradeço à CBT e ao CPB por este grande projeto — disse.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Marcos Jordão