A CBF tem mudanças preparadas envolvendo a Libertadores, prontas para entrar em ação a partir de 2026. As decisões foram anunciadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) durante o Conselho Técnico da Série A, realizado nesta quinta-feira (11), no Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

Além da Libertadores: Veja quem são os técnicos mais longevos do Brasil

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Agora, a Copa do Brasil dará duas vagas para a Copa Libertadores da América do ano seguinte. Além do campeão, o vice também terá lugar garantido.

No formato disputado atualmente, o Brasileirão credencia seis clubes à Libertadores — quatro de forma direta e dois para a fase de playoff (ou Pré-Libertadores) —, enquanto a Copa do Brasil dá apenas ao campeão a vaga na fase de grupos da competição continental.

A CBF ainda estuda se a segunda vaga da Copa do Brasil será para a fase de grupos ou para a pré-Libertadores. Outra questão sob análise é sobre como proceder caso campeão e vice da copa nacional já estejam classificados à Liberta via Brasileirão.

Continua depois da publicidade

Em 2026, a Copa do Brasil começa na semana do dia 18 de fevereiro. Os 20 clubes da Série A entram na competição a partir da quinta fase, em abril. A final, em partida única, será em 6 de dezembro e encerra a temporada brasileira.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

*Matheus Welter é estagiário sob a supervisão de Marcos Jordão