A final da primeira Copa do Mundo de Clubes da história está definida. Chelsea e PSG jogarão neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. O estádio, com capacidade para mais de 82 mil espectadores, será palco do título inédito do novo torneio organizado pela FIFA.
Continua depois da publicidade
Confira imagens do MetLife Stadium, estádio da final
Caminho até a final
A equipe de Londres começou no Grupo D com Flamengo, Espérance, da Tunísia, e Los Angeles FC, dos Estados Unidos. Com isso, os Blues despontaram como o favorito para terminar na liderança. No entanto, uma derrota histórica para o Rubro-Negro por 3 a 1 deixou a equipe no 2º lugar. Na ocasião, um time brasileiro voltou a vencer um europeu por dois ou mais gols de diferença após 25 anos.
Apesar da primeira derrota na competição, o Chelsea conseguiu “fugir” do lado mais forte do mata-mata, que contava com Real Madrid, PSG, Bayern de Munique e Borussia Dortmund.
Já nas oitavas de final, os Blues venceram o Benfica por 4 a 1. Apesar da goleada, o jogo foi decidido apenas na prorrogação, após o tempo normal terminar em 1 a 1. O jogo ainda foi marcado por uma paralisação de uma hora, quando o cronômetro se aproximava dos 40 minutos da etapa final.
Na sequência, mais um time brasileiro no caminho do Chelsea. Dessa vez, foi o Palmeiras, mas que não teve o mesmo sucesso do Flamengo e foi eliminado após perder por 2 a 1. A história curiosa do confronto foi o gol de Estêvão, pois foi o seu último gol pelo Verdão antes da transferência para a equipe comandada por Enzo Maresca.
Continua depois da publicidade
Em seguida, foi a vez do Fluminense aparecer na trilha da equipe londrina. Dessa vez, mais uma história curiosa marcou o confronto, que terminou em 2 a 0 para o Chelsea. Os gols foram marcados por João Pedro, que fez o seu primeiro jogo como titular justamente contra o time que o revelou.
Apesar de ter enfrentado apenas um brasileiro, o PSG teve um roteiro parecido. Na fase de grupos, vitórias tranquilas contra Seattle Sounders e Atlético de Madrid. Mas foi na histórica partida contra o Botafogo que os franceses sofreram a única derrota nos últimos 10 jogos. Além disso, a vitória do Glorioso marcou uma quebra de 13 anos sem vitória de um time sul-americano contra um europeu em jogos oficiais. Apesar da derrota, os franceses terminaram na liderança do Grupo B.
Já nas oitavas de final, o atual campeão da Champions League goleou o Inter Miami por 4 a 0 e sem chance para a equipe comandada por Messi e Luis Suárez. Em seguida, a vítima foi o Bayern de Munique em mais um jogo eletrizante da Copa do Mundo de Clubes. Porém, o fato que marcou o jogo foi a grave lesão de Musiala, que disputou bola com Donnarumma e fraturou a fíbula, além de várias lesões ligamentares.
Os times nunca se enfrentaram uma final de Champions League. No entanto, o duelo aconteceu três vezes consecutivas entre as temporadas 2013/14 e 2015/16. Na ocasião, os blues venceram o primeiro pelas quartas de final. No entanto, o PSG levou a melhor nos dois anos seguintes pelas oitavas de final.
Continua depois da publicidade
Os jogadores que podem resolver a final
Chelsea
- Cole Palmer: Apesar da tímida aparição de Palmer na competição, até o momento, o meia é um dos principais jogadores do Chelsea com 16 gols e 8 assistências na temporada 2024/25.
- Pedro Neto: O ponta português Pedro Neto foi a contratação mais cara dos Blues na temporada, custando 60 milhões de euros (R$ 385,6 milhões) ao clube. Apesar disso, vem mostrando que o investimento valeu a pena e é o vice-artilheiro da Copa do Mundo de Clubes, com 3 gols marcados.
- Enzo Fernández: O argentino é mais um dos pilares da equipe e uma das principais armas no meio-campo;
- Moisés Caicedo: O equatoriano é vice-líder em desarmes por jogo no torneio com média de quatro, atrás apenas de Alexander Barboza, do Botafogo.
- João Pedro: Foi apenas a segunda partida de João Pedro pelos Blues, mas foi o suficiente para marcar dois golaços contra seu ex-clube, Fluminense, na semifinal. Contratado para a disputa do mundial, o atacante levou sua equipe à final da Copa do Mundo de Clubes.
PSG
- Khvicha Kvaratskhelia: Vendido pelo Napoli ao PSG no início da temporada, o georgiano ganhou espaço no ataque e rapidamente se tornou opção indispensável de Luis Enrique. Ele acumula 12 gols e 8 assistências na temporada.
- Ousmane Dembelé: O francês faz uma temporada quase perfeita. São 33 gols e 13 assistências, com desempenho memorável na Liga dos Campeões, rendendo ao jogador o favoritismo da Bola de Ouro, prêmio de melhor jogador do mundo.
- Vitinha: Líder em passes certos (103,2) e em bolas longas certas (10,8) por jogo na Copa do Mundo, Vitinha é o dono do meio-campo do PSG, com 52 jogos na temporada.
- Gianluigi Donnarumma: O goleiro italiano é sinônimo de segurança para os franceses. Uma amostra é que ele foi vazado apenas uma vez na competição, que foi na derrota para o Botafogo por 1 a 0.
- Désiré Doué: Autor de dois gols e uma assistência na final da Liga dos Campeões, Doué foi fundamental na conquista do título inédito pelo Paris. O francês foi eleito o melhor em campo na vitória por 5 a 0 do PSG sobre a Inter de Milão na decisão.
Onde assistir ao vivo a final da Copa do Mundo de Clubes
A grande final entre Chelsea x PSG acontece no domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey. A decisão será transmitida pela TV Globo e sportv.
- Data: 13 de julho de 2025 (domingo)
- Horário: 16h (de Brasília)
- Local: MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA)
- Onde assistir: TV Globo (aberta e globoplay), sportv (por assinatura)
Continua depois da publicidade
*Matheus Welter é estagiário sob a supervisão de Marcos Jordão
 
                                     
                            
                            

