Conhecida como a “Dubai brasileira”, a cidade de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, pode ter um clube estreante na terceira divisão do ano que vem. Neste fim de semana, o Barra encara o Cianorte no primeiro jogo das quartas de final da Série D 2025. Caso avance para a próxima fase, se tornará apenas a quarta equipe catarinense a subir para a Série C.
Continua depois da publicidade
Veja o estádio do Barra, de Balneário Camboriú, inaugurado em 2025
Desde que a Série D do Campeonato Brasileiro foi criada, em 2009, 14 clubes catarinenses já participaram: Barra, Brusque, Camboriú, Chapecoense, Concórdia, Guarani, Hercílio Luz, Inter de Lages, Joinville, Juventus de Jaraguá, Marcílio Dias, Metropolitano, Próspera e Tubarão. Destes, apenas três conseguiram o acesso: a Chapecoense, em 2009, o Joinville, em 2010, e o Brusque, em 2019. E só o Quadricolor conquistou o título, ao bater o Manaus nos pênaltis.
SC na Série D 2025
Neste ano, Barra, Joinville e Marcílio Dias foram os representantes de SC na Série D. Incluídos no grupo A8, as três equipes avançaram para o mata-mata, feito que o Estado não alcançava desde 2018. Já na segunda fase, Joinville e Marcílio Dias ficaram no caminho.
O Barra, que liderou o grupo com 26 pontos em 14 jogos, eliminou o Cascavel-PR no primeiro duelo eliminatório, com duas vitórias, e tirou o Ceilândia-DF nas oitavas, com um empate fora de casa e uma vitória na Arena Barra FC. Nos quatro jogos do mata-mata, o Pescador marcou seis gols e sofreu apenas um. Como mandante, a equipe sofreu apenas uma derrota no ano, contra o Brasil de Pelotas-RS.
Agora, o Barra enfrenta o Cianorte-PR no jogo do acesso. O primeiro duelo ocorre em Cianorte, neste domingo (31), às 15h. Já a volta ocorre no sábado (6), às 16h, em Itajaí, onde fica localizada a Arena Barra FC. O vencedor garante vaga nas semifinais e na Série C 2026.
Continua depois da publicidade
Conheça o Barra, time de Balneário Camboriú
Fundado em 2013, o Barra disputou pela primeira vez a elite do futebol de Santa Catarina em 2022. Em 2023, conquistou vaga na Série D do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na história e estreou na competição no ano seguinte.
O Pescador possui uma parceria com o Hoffenheim, da Alemanha, e com o Académico Viseu, de Portugal, desde 2020. Além do investimento em infraestrutura moderna para o clube, a aproximação com o time alemão possibilita a experiência para os jovens jogadores como intercâmbio para o país europeu.
Inaugurado em 2025, o complexo esportivo do Barra fica às margens da BR-101, entre Itajaí e Balneário Camboriú. Com capacidade para 5,5 mil pessoas, o estádio conta com gramado natural.
Leia também
Como está o torcedor que não corta o cabelo há quase 1 ano por promessa “impossível”

























