Um clube inglês, que esteve na Premier League recentemente, iniciou oficialmente a construção do seu novo estádio, nessa quinta-feira (29). A obra está orçada em 450 milhões de libras (R$ 3,2 bilhões).

Continua depois da publicidade

Veja fotos do Estádio Power Court, do Luton Town

A Capital Sky, empresa responsável pela execução do projeto, confirmou o início da fase de fundação com estacas no local do futuro Estádio Power Court.

Esta fase envolve a cravação de fundações profundas no solo para garantir a estabilidade da estrutura do estádio. A fundação com estacas é uma das etapas mais críticas de todo o processo de construção e, uma vez concluída, a obra terá início na superestrutura de concreto armado, que será executada em fases, começando pela arquibancada norte.

O novo estádio foi projetado para acomodar cerca de 25 mil espectadores. Como o projeto está sendo executado em etapas, é possível ter um controle mais rigoroso dos custos e do cronograma. A construção deve durar aproximadamente 26 meses, com previsão de conclusão para o início da temporada 2028/29.

Uma parte importante da fase preparatória concentrou-se na infraestrutura subterrânea. O projeto exigiu o desvio de uma rede de esgoto principal que abastece cerca de 10 mil residências, bem como alterações no curso do Rio Lea. Essas obras mais complexas prolongaram significativamente as etapas iniciais da construção.

Continua depois da publicidade

O financiamento da construção é estruturado pela 2020 Developments (braço de desenvolvimento do clube) e será viabilizado por uma combinação de fatores. Primeiramente, por meio das receitas obtidas na Premier League, onde o clube reservou cerca de £30 milhões provenientes da participação para ajudar na construção.

Depois disso, a venda de terrenos em Newlands Park, onde o time possuía ativos. Por último, por meio de autofinanciamento e empréstimos. Metade da construção deve ser financiada com recursos próprios e o restante via financiamento estruturado para proteger o clube.

O Luton Town foi da Premier League para a terceira divisão inglesa em dois anos. O time esteve na Premier League em 2023/24 e se tornou o primeiro clube a passar da primeira divisão para a League One em duas temporadas desde o Sunderland em 2018.

*Sob supervisão de Marcos Jordão