O ex-jogador e técnico Edgardo “Patón” Bauza, ex-treinador do São Paulo e campeão da Copa Libertadores com a LDU e San Lorenzo, virou tema de um documentário que retrata o dia a dia do argentino e sua convivência com a demência frontotemporal (DFT), diagnosticada em 2021.
Continua depois da publicidade
Veja trechos do documentário que mostra a vida do ex-São Paulo
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Nomeada “O Cume da Vida, o Valor da Memória”, a produção é da Fundação TASE (Transcender com Amor, Serviço e Excelência), organização equatoriana dedicada a apoiar pessoas com Alzheimer e outras demências. A condição rara que afeta Bauza altera o comportamento e a linguagem.
Em trechos do documentário, é possível ver Edgardo Bauza revivendo memórias no Estádio Rodrigo Paz Delgado, palco de suas maiores glórias com a LDU. O ex-treinador foi campeão com a equipe equatoriana em 2008, e emocionou ao revisitar o local onde foi muito feliz.
A produção tem o objetivo de motivar um novo olhar sobre o Alzheimer e outras doenças degenerativas, destacando o papel das famílias e a importância da empatia. Disponível no youtube, o documentário já ultrapassou 53 mil visualizações.
Continua depois da publicidade
Além dos trabalhos vitoriosos na Libertadores, “Patón” comandou o São Paulo, em 2016, e depois passou pela seleção da Argentina, entre 2016 e 2017. Ele se aposentou da função em 2019, e desde então, vive em Quito, com a família.




