A temporada de 2026 nos campeonatos estaduais já começa a desenhar o cenário do ano que vem com as definições dos rebaixamentos. Entre os clubes que perderam a vaga na elite, dois nomes em específico chamam a atenção.
Continua depois da publicidade
Além dos rebaixados: Mascotes dos times do Campeonato Catarinense 2026
O Athletic confirmou o rebaixamento para o Módulo II do Campeonato Mineiro após encerrar a fase de grupos com a pior campanha geral da competição.
O clube, que é uma SAF pertencente ao empresário Thássilo Soares, agente do atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, vive uma situação curiosa: enquanto se prepara para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro este ano, terá que lutar para voltar à primeira divisão estadual na próxima temporada.
O descenso foi selado após um empate em 1 a 1 com o Tombense no último sábado (14). Com apenas uma vitória em oito jogos, a equipe não conseguiu evitar a lanterna do Grupo C e da classificação geral.
Já no Maranhão, o Tuntum também teve seu rebaixamento confirmado. O clube ganhou fama nacional e o apelido de “time da Netflix” após uma ação de marketing pontual com a plataforma de streaming, que viralizou nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
A queda ocorreu após a derrota por 2 a 1 para o Imperatriz no jogo de volta do playoff contra o descenso. No primeiro confronto, as equipes haviam empatado em 2 a 2, mas o Tuntum não conseguiu segurar o resultado fora de casa e jogará a segunda divisão maranhense em 2027.
Lista dos rebaixados nos Estaduais 2026
Confira as equipes que já tiveram o descenso confirmado nos principais estaduais do país
- Campeonato Mineiro: Athletic Club e Democrata-GV (sob indefinição judicial com o Itabirito);
- Campeonato Maranhense: Tuntum e ITZ Sport;
- Campeonato Paulista: Velo Clube e Ponte Preta;
- Campeonato Mato-Grossense: Primavera e Várzea Grande;
- Campeonato Paranaense: Galo Maringá e Andraus;
- Campeonato Baiano: Atlético de Alagoinhas;
- Campeonato Cearense: Quixadá e Tirol;
- Campeonato Alagoano: CSE;
- Campeonato Pernambucano: Jaguar;
- Campeonato Potiguar: América-RN* e Potyguar Seridoense (*Punição por irregularidade em julgamento).
*Sob supervisão de Marcos Jordão













