O ex-jogador da Seleção Brasileira Robinho, que tem passagens pelo Santos e Real Madrid, deixou a Penitenciária de Tremembé (SP), conhecido como o “presídio dos famosos”, onde estava desde abril de 2024 e se transferiu para nova unidade prisional em Limeira (SP).

Continua depois da publicidade

Ele cumpria pena de nove anos em Tremembé pelo crime de estupro coletivo e foi condenado na Itália em todas as instâncias, em 2022.

Além de Tremembé (SP): Confira fotos da cobertura de Robinho, ex-Seleção Brasileira, à venda por R$ 11 milhões

Penitenciária em Limeira (SP)

Inaugurada em 2001, a unidade prisional tem a maior parte das celas equipadas com ventilador e televisão, além de dividir presos em três alas e manter atividades diárias de trabalho, estudo e lazer.

A penitenciária mantém 119 detentos em regime fechado, apesar da capacidade para 104. Outros 139 estão no semiaberto, enquanto o espaço prevê 125.

Na nova unidade, Robinho divide espaço majoritariamente com réus primários, detentos com penas brandas e não ligados a facções. Um especialista explicou que unidades desse tipo tendem a ser menores, mais organizadas e com oportunidades ampliadas de trabalho.

Continua depois da publicidade

— Normalmente, não são superlotadas […] Trata-se de unidades pequenas, com presos selecionados. Então, sim, um ambiente mais tranquilo — afirmou em entrevista ao g1.

Organização e estrutura

A estrutura é formada por três alas com seis celas cada. Enquanto as alas A e C possuem acomodações específicas para idosos, a área de inclusão, preparada para receber os recém-chegados, tem quatro camas e banheiro próprio. As informações são da vistoria realizada pelo Núcleo Especializado de Situação Carcerária, em 2022.

Enquanto isso, as outras celas utilizam sanitários coletivos, e a unidade não opera setores de disciplina ou de seguro.

O local ainda comporta enfermaria com dois leitos e atendimento médico e odontológico semanal. Por fim, também há quadra para esportes, espaço kids, biblioteca com acervo de 6,5 mil livros, contando com uma média mensal entre 270 e 280 empréstimos.

Continua depois da publicidade

A área externa ainda possui uma horta de aproximadamente 6,5 mil metros quadrados, que é cultivada pelos internos. A produção complementa a alimentação do CR e gera doações. Apenas em 2025, uma tonelada de milho-verde e batata-doce foi destinada ao banco de alimentos da prefeitura.

São plantações de maracujá, couve, abacaxi, quiabo, pepino, hortelã, abóbora, mandioca, batata-doce, abacate, mamão, frutas cítricas, manga e uva.

Depois de Tremembé (SP): a nova rotina de Robinho

Depois da chegada na nova unidade prisional, Robinho deve permanecer 14 dias em observação e pode aguardar até cinco por escolta antes de seguir para o pavilhão. Todo mês, o local recebe cerca de dez novos prisioneiros. Por lá, os dias começam com o café da manhã, servido entre 6h e 7h. Na sequência, o almoço é servido das 10h30min às 11h30min, e, por fim, o jantar acontece das 16h30min às 17h30min.

O cardápio das refeições inclui alimentos variados como arroz, feijão, carnes, macarrão, legumes, sucos e sobremesas, como goiabada e gelatina, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Além dos cardápios, também há dois períodos de banho de sol de duas horas cada, e as atividades de trabalho ocorrem entre 7h e 16h. As aulas são dadas no período noturno, entre 15h50 e 22h.

O acesso ao futebol é liberado nos fins de semana, assim como dama, telão com filmes e cultos religiosos. As visitas ocorrem aos sábados e domingos, das 9h às 15h, podendo receber visitas íntimas. A tranca diária acontece às 22h.

A unidade prisional ainda oferece cursos do Senai, Senac e Sebrae para complementar a rotina dos detentos.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

*Matheus Welter é estagiário sob a supervisão de Marcos Jordão