A CBF anunciou, nesta segunda-feira (10), a implantação da tecnologia de impedimento semiautomático para a temporada de 2026, no Campeonato Brasileiro da Série A. O anúncio foi feito durante a reunião que inaugurou o Grupo de Trabalho (GT) da Arbitragem.
Continua depois da publicidade
Veja fotos da reunião de abertura do GT da Arbitragem
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
A empresa responsável pela implantação é a Genius Sports, que tem como clientes a FIFA, federações nacionais como a Argentina e a Inglesa e ligas nacionais. Embora já contasse com uma tecnologia avançada, a implantação do semiautomático é vista pela entidade como um passo para oferecer decisões mais precisas, ágeis e transparentes.
— O sistema de VAR que utilizamos hoje já é um dos mais modernos do mundo. Mas queremos mais. A partir de 28 de janeiro, na abertura do Campeonato Brasileiro, o impedimento semi-automático será implementado — disse o presidente Samir Xaud na fala de abertura do evento.
Mas o que é o impedimento semiautomático?
Segundo informações do ge, a companhia instala aparelhos iPhone 16 Pro nos estádios. Os aparelhos gravam toda a partida em 4k, a 100 frames por segundo, permitindo que o sistema crie uma réplica digital do confronto.
Continua depois da publicidade
O programa monitora milhares de pontos no corpo de cada atleta em campo, além da bola. Ele define, através de inteligência artificial, o momento exato do passe e quem são o atacante e o defensor que interessam para a análise.
O sistema é capaz de determinar automaticamente qual é o ponto do corpo do atleta que está mais próximo da linha de fundo. Tudo isso acontece enquanto os atletas estão comemorando um gol. Desta forma, as marcações de impedimento deverão ser mais rápidas e mais automáticas nos jogos da Série A.





