nsc
hora_de_sc

Nossa Área

Comunidade de São José aguarda construção de centro esportivo no bairro Forquilhas 

Obra do Centro de Iniciação Esportiva deveria ter sido concluída em 2017 

12/04/2019 - 05h25

Compartilhe

Por Dayane Bazzo
Terreno está abandonado com mato e sujeira
(Foto: )

Moradores do loteamento Ceniro Martins, no bairro Forquilhas, em São José, aguardam desde 2017 a construção de um Centro de Iniciação Esportiva (CIE). A estrutura, com quadras para a prática de vôlei, basquete, handebol, futsal e judô, deveria ter sido concluída em setembro daquele ano. Mas, ao invés disso, o que se vê no local é um terreno, no final da Rua Leandro José Martins, com traves improvisadas e mato tomando conta.

Simone Schwambach Torquato, de 30 anos, vizinha do futuro CIE, ficou feliz quando a prefeitura montou um canteiro de obras e instalou uma placa com informações do serviço que ali seria executado. Porém, o tempo passou e nada foi feito. A placa, de tão desgastada pelo tempo, foi retirada do local.

— Quando vieram colocar a placa, tiraram os refletores que tinham aqui. Os moradores usavam o campo para jogar bola, até meu marido jogava ali. Os postes estão jogados no chão e ficou por isso mesmo. Já mandei mensagem para a prefeitura cobrando e nunca me responderam. Como tem mato ali, muitas pessoas acabam jogando lixo e a gente tem medo porque o local não é mais usado pela comunidade e temos medo de gente mal intencionada — desabafa Simone.

Placa com as datas do projeto já foi retirada do local
Placa com as datas do projeto já foi retirada do local
(Foto: )

Para Simone, o espaço poderia ser mais aproveitado, com praça, bancos e parquinho para a criançada, assim como era antigamente.

Maria Helena Rodrigues, 55 anos, mora há 16 no loteamento e lembra muito bem como era, com cancha de bocha e três campinhos de futebol.

— Isso aqui já foi lindo, tinha cancha de bocha com banquinho, com galpão, lá era um campo de areia, aqui era um campo de grama. A gente ficava sentada vendo a gurizada jogar bola, meu filho se criou jogando bola aqui, era lindo, mas destruíram tudo, é uma tristeza ver isso do jeito que tá — lembra.

Atualmente, o espaço possui apenas um parquinho que, segundo os moradores, não recebe manutenção há muito tempo, e duas traves de futebol em péssimas condições.

maria helena rodrigues foto Diorgenes Pandini
Maria Helena Rodrigues
(Foto: )

O que diz a prefeitura

A prefeitura de São José, por meio de nota, informou que o projeto de construção do Centro de Iniciação Esportiva ainda está de pé. Orçada em R$ 3,2 milhões, a obra será executada com recursos do Ministério do Esporte.

Segundo a prefeitura, a lentidão em tirar a ideia do papel foi ocasionada por problemas em licitações anteriores. Desde meados de 2016 já foram realizados três processos licitatórios. No primeiro a Caixa Econômica não aceitou o contrato firmado com a empresa vencedora do certame. O contrato teve de ser cancelado.

Uma nova licitação foi realizada, no entanto, a empresa vencedora acabou desistindo do serviço. A terceira licitação ainda está em andamento. A prefeitura aguarda a conclusão do processo licitatório para solicitar ao Ministério do Esporte a liberação dos recursos.

No local, está prevista a construção de quadras olímpicas para modalidades de vôlei, basquete, handebol, futsal, judô, entre outros. A estrutura irá beneficiar crianças com idade de iniciação escolar do bairro Forquilhas e região.

Colunistas