nsc

publicidade

Inovação

Confira 5 tecnologias que revolucionaram o esporte 

Inovação mudou a disputa da esgrima, também mudou o futebol além do VAR e ajudou na quebra de recorde na maratona

03/11/2019 - 08h00

Compartilhe

João Lucas
Por João Lucas Cardoso
Tecnologia no esporte vai além do VAR (árbitro de vídeo) do futebol
Tecnologia no esporte vai além do VAR (árbitro de vídeo) do futebol
(Foto: )

O esporte mudou com a tecnologia, e muito além da forma de acompanharmos as modalidades. A ciência é utilizada em busca de melhoria de rendimento e ajuda desde a quebra de recordes até a forma de disputa. A esgrima mudou muito por conta da aplicação de formas de desenvolvimento. O árbitro de vídeo é presente, e vai além do VAR no futebol.

Confira a lista:

Esgrima

Sensores conectados na ponta da espada mostram se o esgrimista foi tocado, isso por conta do colete que tem filamentos elétricos. Ainda, os árbitros têm acesso à imagens de alta definição em câmera lenta para auxiliar nas marcações. Por segurança, a roupa dos atletas é feita de fibra resistente, semelhante a de coletes à prova de balas, para dar maior segurança e evitar cortes e outras lesões.

Esgrima usa sensores para determina contato de arma e atletas
Esgrima usa sensores para determina contato de arma e atletas
(Foto: )

Árbitro de vídeo

O VAR no futebol está nos primeiros anos de utilização, e no Brasil tem gerado maior polêmica no Brasileirão 2019, na primeira edição de uso. No entanto, há outros esportes que utilizam de imagens para embasar decisões da arbitragem. Tênis, vôlei e beisebol, por exemplo, são chamados de desafios. Os treinadores têm número limitado de uso para acionar a tecnologia. Na NFL, principal liga de futebol americano, é usado desde 1999 e utilizado para dúvidas ou erros de árbitros.

Tênis com placa de fibra de carbono

Para um projeto que visava fazer um atleta correr uma maratona (42,195m) abaixo de 2 horas, a Nike construiu um tênis com placa de fibra de carbono entre a sola e palmilha para melhorar a resposta do calçado na batida com o chão. Estudos comprovaram a melhora no desempenho de quem utiliza o tênis. O queniano Eliud Kipchoge conseguiu correr a distância de uma maratona em 1h59m40s (tempo não reconhecido oficialmente). Com mesma tecnologia nos pés, ele é o recordista mundial de maratona. Em 2018, em Berlin, fez 2h01m39s.

Tênis conta com placa de fibra de carbono em seu interior
Tênis conta com placa de fibra de carbono em seu interior
(Foto: )

Análise de desempenho no futebol

Mesmo as equipes pequenas ou medianas do futebol contam com a análise do desempenho de seus jogadores, em treinos e jogos, por meio de gps e monitor de batimentos cardíacos. Os dados são acompanhados em tempo real e no final a comissão técnica tem relatório de quantas ações de alta intensidade determinado atleta percorreu, quantas ações de alta intensidade fez e outros dados. São perceptíveis ao final das partidas de futebol, quando os jogadores têm uma peça de roupa embaixo da camisa de jogo, justamente para poder carregar o dispositivo.

Bandagem terapêutica

Fácil de encontrar atletas com faixas de diferentes cores afixadas ao corpo. Conhecidas também como kinesiotape, são as bandagens terapêuticas e uma solução para prevenção de lesão e proteção de músculos ou articulações desgastados durante uma partida ou atividade.

(Foto: )

Leia mais:

Marina Rezende: "Tem que provar que está na água para surfar, e que é boa”

Esporte e tecnologia: criações juntam duas marcas de Santa Catarina

Acompanhe todas as notícias sobre esporte em Santa Catarina

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC​

Deixe seu comentário:

publicidade