Ainda estamos todos desejando Feliz Ano-Novo e, em um pulo, já temos bola rolando em SC. Com as grandes mudanças instituídas em outubro do ano passado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no calendário do esporte no país, os estaduais perderam datas e tiveram de redesenhar fórmulas de disputa. A solução, por aqui, foi começar bem cedo: a partir de terça-feira (6), 12 times do Estado começam a disputar o Campeonato Catarinense 2026.
Continua depois da publicidade
Veja os times na disputa do Campeonato Catarinense 2026
Com novo formato de disputa, a competição promete ser ainda mais imprevisível e disputada do que nos últimos anos. As equipes estão divididas em dois grupos de seis times cada. Na primeira fase, as duas chaves se enfrentam — Grupo A contra Grupo B —, com seis jogos para cada time. No Grupo A estão Avaí, Camboriú, Concórdia, Marcílio Dias, Joinville e Brusque. No Grupo B, Chapecoense, Carlos Renaux, Barra, Figueirense, Criciúma e Santa Catarina.
O cruzamento nas quartas de final será feito com confrontos dentro do grupo: 1º colocado do grupo A contra o 4º do mesmo, 2º do grupo A enfrenta o 3º colocado — e o formato se aplica igualmente no Grupo B. Com a confirmação de 12 datas, as quartas também terão partidas de ida e volta. Após isso, os classificados se enfrentam nas semifinais com dois jogos, seguindo posteriormente para a final, também com dois jogos.
Em 2026, o estadual terá três times rebaixados. O objetivo é ter um Campeonato Catarinense com 10 times em 2027. Na próxima Série B estadual, apenas o campeão irá garantir o acesso.
Os dois eliminados de cada grupo farão um quadrangular da morte na disputa pela permanência na primeira divisão catarinense. Serão seis rodadas, de ida e volta, onde o líder desse quadrangular irá se salvar. O melhor quinto colocado da primeira fase entra no quadrangular do rebaixamento com um ponto.
Continua depois da publicidade
Outra novidade é a criação da Taça Acesc 70 anos, competição paralela que será disputada a partir das eliminações das quartas de final e homenageia a Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina. Os quatro perdedores das quartas disputam um novo mata-mata, com duas equipes se classificando.
Esses dois times vão enfrentar os dois perdedores das semifinais do Estadual. Dessa forma, as equipes se enfrentam em uma nova semi, com dois classificados, que disputam uma final pela vaga na Copa do Brasil 2027. A decisão deve ser disputada em jogo único.
NSC TV transmite o Catarinense 2026 em TV Aberta
Assim como nas últimas edições, a competição terá a presença da NSC TV, que dessa vez tem novidade: transmissões em TV aberta nas quartas-feiras e domingos. Além das partidas, o Globo Esporte traz reportagens especiais sobre os jogos e o dia a dia dos clubes.
No rádio, a CBN Floripa e a CBN Joinville transmitirão os jogos ao vivo dos times de suas respectivas cidades. Outra novidade será a transmissão no site do ge, do confronto entre Avaí e Barra, pela 1ª rodada, no dia 7, às 21h30min.
Continua depois da publicidade
A partir da 2ª rodada da primeira fase, a NSC TV passa a transmitir as partidas do Estadual. Dessa forma, a primeira transmissão em TV aberta da competição será entre Criciúma e Avaí, no domingo, dia 11, às 18h (de Brasília), no Heriberto Hülse.
— O Campeonato Catarinense é o DNA do nosso futebol, e a NSC tem orgulho de mais uma vez acompanhar e valorizar essa história. Através de todos os nossos canais, nossa missão é impactar cada vez mais pessoas, com a maior e melhor cobertura, reforçando a força do futebol de Santa Catarina — afirma Luciano Calheiros, Gerente de Esportes da NSC.
Jogos na NSC TV
Confira a agenda de transmissões na fase de grupos
- 1ª rodada (07/01) – Avaí x Barra | 21h30min | ge
- 2ª rodada (11/01) – Criciúma x Avaí | 18h | NSC TV
- 3ª rodada (14/01) – Brusque x Figueirense | 21h30min | NSC TV
- 4ª rodada (18/01) – Figueirense x Avaí | 18h | NSC TV
- 5ª rodada (21/01) – Avaí x Chapecoense | 21h30min | NSC TV
- 6ª rodada (25/01) – Figueirense x Camboriú | 18h | NSC TV
Pontapé inicial na Arena Condá
A bola rola pela primeira vez para a competição na terça-feira (6), às 19h, no jogo entre Chapecoense e Brusque, na Arena Condá, em Chapecó. São nove títulos estaduais em campo entre os dois times. Ao todo, as 12 equipes que irão disputar o Catarinense 2026 somam 73 conquistas do campeonato estadual e representam 10 cidades.
Continua depois da publicidade
Os participantes
Avaí
O Avaí defende o título de campeão catarinense, contudo, entra para a competição em 2026 de uma forma totalmente diferente do ano passado. O contexto financeiro do clube preocupa, e o Leão da Ilha terá um corte de aproximadamente 49% das despesas. Isso impacta diretamente na formulação do elenco.
Até o momento foram somente cinco contratações — incluindo o técnico Cauan de Almeida. O goleiro Léo Aragão, o lateral-direito Gabriel Simples e o lateral-esquerdo DG estão em conversas avançadas e devem ser anunciados em breve.
Atualmente, desconsiderando atletas da base e os três nomes citados anteriormente, o Avaí tem 16 atletas disponíveis para iniciar o Catarinense. A estreia do Leão da Ilha é diante do Barra, no dia 7 de janeiro, às 21h30min (de Brasília), na Ressacada.
Barra
Uma das “sensações” do futebol catarinense na última temporada, o Barra chega na competição com a confiança lá em cima após o título da Série D do Brasileiro e o acesso à Série C. Fundado em 2013, o clube representa um dos municípios mais conhecidos de Santa Catarina: Balneário Camboriú.
Continua depois da publicidade
Com parceria europeia junto ao Hoffenheim e Académico Viseu, o Pescador, como é apelidado pelos torcedores, conta com uma arena própria e um moderno CT. Entre os destaques do elenco, estão o recém-chegado zagueiro Éverton Alemão, além do artilheiro Renan Bernabé e os líderes Natan e Jean Pierre. O Barra estreia no dia 7 diante do Avaí, às 21h30min (de Brasília), na Ressacada.
Brusque
Fundado em 1987, o Brusque tem crescido em cenário estadual desde 2020, com títulos, acessos nacionais e disputas de finais. Para 2026, a equipe passa por um momento de reestruturação, após mudanças estruturais e perdas de atletas considerados titulares absolutos, além da troca no departamento de futebol.
A esperança do torcedor quadricolor é que as obras de mudança de gramado no estádio Augusto Bauer fiquem prontas o mais cedo possível. O Quadricolor estreia no dia 6, contra a Chapecoense, na Arena Condá, às 19h (de Brasília).
Camboriú
O Camboriú disputa a primeira divisão estadual novamente nesta temporada. Em 2025, o clube foi vice-campeão da Série B, quando perdeu a final para o Carlos Renaux, resultado que garantiu o acesso à elite do futebol catarinense.
Continua depois da publicidade
O Tricolor da Baixada se preparou para a disputa do Catarinense em Portugal, onde o elenco realizou uma série de amistosos e treinos em parceria com o clube luso Portimonense. A equipe estreia contra o Santa Catarina, no dia 6, às 20h (de Brasília), no estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul.
Carlos Renaux
Após 42 anos, o Carlos Renaux, clube mais antigo do Estado, retorna à primeira divisão do estadual nesta temporada, com o título da Série B do Catarinense 2025 para chamar de seu. A última participação do vovô do futebol catarinense na Série A do estadual foi em 1984.
Na última temporada, o time fez uma boa campanha na primeira fase, e se classificou direto para a semifinal da segunda divisão. Na final, venceu o Camboriú e conquistou a taça. Para a montagem do elenco do Catarinense 2026, o time apostou principalmente em jovens jogadores. O Vovô estreia diante do Concórdia, no dia 8, às 19h (de Brasília), no estádio Dr. Hercílio Luz, o Gigantão das Avenidas, em Itajaí, enquanto aguarda que o seu estádio, o Augusto Bauer, fique pronto — o gramado sintético ainda está sendo substituído.
Chapecoense
A Chapecoense vem de um momento de virada de chave na sua história recente, após o acesso à Série A em 2025 e encerramento do processo de Recuperação Judicial. No estadual do ano passado, a equipe terminou com o vice-campeonato.
Continua depois da publicidade
O clube chega como um dos favoritos ao título, sendo o único com investimento de elite nacional. Entre as principais novidades do elenco, estão o atacante Ênio, o zagueiro Rafael Thyere e o meia Jean Carlos.
Diferente do último Catarinense, a Chape mandará todos os jogos em casa, na Arena Condá. O Verdão do Oeste dará o pontapé inicial diante do Brusque, no dia 6, às 19h (de Brasília), na Arena Condá.
Concórdia
O Galo do Oeste chega confiante para a disputa do Campeonato Catarinense após conquistar o título da Copa Santa Catarina 2025 com uma campanha consistente, garantindo também uma vaga na Copa do Brasil de 2026.
Na última edição do estadual, por pouco escapou do rebaixamento para a segunda divisão, ficando na 10ª colocação, com 11 pontos. Para o Catarinense de 2025, o Concórdia apostou principalmente em atletas formados na base, além de reforços que chegam por empréstimo da Chapecoense. O Galo do Oeste estreia contra o Carlos Renaux, no dia 8, às 19h (de Brasília), no estádio Dr. Hercílio Luz, o Gigantão das Avenidas, em Itajaí.
Continua depois da publicidade
Criciúma
O Criciúma entra no estadual com um elenco que manteve a base da equipe que disputou a Série B de 2025. Com a chegada de reforços importantes, como o volante Alison, ex-Santos, o zagueiro César Martins e o lateral-direito Willean Lepo.
Porém, as principais novidades do Carvoeiro estão fora das quatro linhas, com mudanças na diretoria e departamento de futebol. Pedro Paulo Canella, eleito como novo presidente do clube, anunciou a chegada de Eder como diretor de futebol e de Thiago Gasparino como executivo de futebol, no lugar de Ítalo Rodrigues.
Após uma temporada abaixo das expectativas em 2025, com eliminação nas quartas de final do Catarinense e batendo na trave na briga pelo acesso à Série A do Brasileiro, o Criciúma busca voltar à briga pelo protagonismo do futebol estadual. O Tigre estreia contra o Marcílio Dias, no dia 7, às 19h (de Brasília), no estádio Dr. Hercílio Luz, o Gigantão das Avenidas, em Itajaí.
Figueirense
Em meio à bastidores conturbados nos últimos anos, dentro de campo o Figueirense chega confiante após um bom fim de temporada em 2025. O alvinegro foi campeão da Copa Santa Catarina e conquistou vaga na Copa do Brasil.
Continua depois da publicidade
Com um elenco reforçado por um pacotão de mais de 10 jogadores, o Furacão do Estreito conta com atletas de rodagem nacional, como o meia Jorginho, o zagueiro Anderson Conceição, o lateral Ezequiel e o atacante Silvinho.
Em 2026, além do estadual, o Figueira tem pela frente também a Copa do Brasil e a Série C do Brasileiro. Dentro do Catarinense, o clássico contra o Avaí ainda valerá taça, com o título da Recopa em disputa. A estreia do Figueira é diante do JEC no dia 7 de janeiro, às 20h (de Brasília), na Arena Joinville.
Joinville
O Joinville manteve 15 atletas do elenco de 2025 e, até o momento, fez seis contratações para a próxima temporada, onde o Tricolor vai ter três competições: Catarinense, Copa do Brasil e Série D do Brasileiro.
Entre os reforços está o atacante Ytalo, que foi peça importante para o crescimento do Bragantino entre 2019 e 2022. Além dele, o JEC contratou atletas conhecidos do futebol catarinense, como o lateral-direito Toty, ex-Brusque, e o volante Jhony Douglas, ex-Figueirense. A estreia do Joinville é contra o Figueirense no dia 7 de janeiro, às 20h (de Brasília), na Arena Joinville.
Continua depois da publicidade
Marcílio Dias
O Marcílio Dias vai para mais um ano de elite estadual. A equipe de Itajaí fez uma campanha de 7º lugar na primeira fase em 2025, sendo eliminada nas quartas de final para o Santa Catarina.
O time manteve a base do elenco que disputou a Copa SC e tem anunciado reforços. O principal nome que chega para reforçar o elenco do rubro-anil é o experiente goleiro Matheus Cavichioli, ex-Juventude, América-MG e Chapecoense. O Marinheiro estreia contra o Criciúma, no dia 7, às 19h (de Brasília), no estádio Dr. Hercílio Luz, o Gigantão das Avenidas, em Itajaí.
Santa Catarina
A grande sensação da última edição, o Santa Catarina volta a apostar na fórmula que fez sucesso: jogadores jovens, “baratos” e atletas vindo do futebol amador, como Gabriel Mendes, o “01” da várzea, que estará na equipe novamente. A equipe manda seus jogos no estádio João Alfredo Krieck, em Rio do Sul.
Devido ao sucesso da temporada passada, o elenco foi desmantelado por clubes maiores, mas ainda sim, alguns nomes retornaram e outras novidades também foram anunciadas para a competição. O Santa tem um ano de disputas nacionais, após garantir vaga na Copa do Brasil e Série D do Brasileiro. A equipe estreia contra o Camboriú, no dia 6, às 20h (de Brasília), no estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul.
Continua depois da publicidade
Campeões catarinenses na história
- 19 títulos – Avaí
- 18 títulos – Figueirense
- 12 títulos – Criciúma e Joinville
- 7 títulos – Chapecoense
- 5 títulos – América e Metropol
- 4 títulos – Caxias
- 2 títulos – Brusque, Carlos Renaux, Hercílio Luz, Olímpico e Ypiranga
- 1 título- Atlético Catarinense, CIP, Externato, Ferroviário, Inter de Lages, Lauro Müller, Operário, Paula Ramos, Perdigão, Marcílio Dias













