A Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) anunciou as oito cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será no Brasil, nesta quarta-feira (7). As partidas serão disputadas em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Continua depois da publicidade

Conheça os estádios que serão palco dos confrontos

  • Mineirão

O estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, é o quinto maior estádio do Brasil e acolhe, principalmente, os jogos do Atlético-MG e Cruzeiro, hoje mandante. Localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, o estádio, com capacidade para 61.927 espectadores, foi inaugurado em 1965 e reformado em 2012.

Continua depois da publicidade

  • Mané Garrincha

Localizado em Brasília, no Distrito Federal, o estádio Nacional foi inaugurado em 1974 e, após uma reforma, em 2014, se tornou o segundo maior do país, com capacidade para 72.788 pessoas. A arena Mané Garrincha se tornou casa de praticamente todos os times do Distrito Federal, já que a maioria ainda não tinha estádio próprio.

  • Arena Castelão

Nomeado estádio Governador Plácido Castelo, a arena Castelão está localizada em Fortaleza, no Ceará, e possui como mandantes o Ceará, o Ferroviário e o Fortaleza. Após sua inauguração em 1972, foi reformado e reinaugurado em 2013, com capacidade atual de 63.903 torcedores.

  • Beira-Rio

Lar do Internacional, o Estádio José Pinheiro Borda, conhecido como Beira-Rio e Gigante, foi inaugurado em 1969 às margens do Lago Guaíba, em Porto Alegre. Reinaugurado em 2014, para receber jogos da Copa do Mundo, o local possui capacidade para 50.842 pessoas

  • Arena Pernambuco

A arena Pernambuco, inaugurada em 2013, foi construída para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e recebeu cinco partidas do mundial. Localizado em São Lourenço da Mata, em Recife, o Estádio Governador Carlos Wilson Campos tem capacidade para receber 44,3 mil espectadores em jogos dos grandes clássicos recifenses envolvendo o trio Náutico, Santa Cruz e Sport, além do mandante Retrô.

Continua depois da publicidade

  • Maracanã

Inaugurado em 1950, no Rio de Janeiro, o Estádio Jornalista Mário Filho, apelidado como Maracanã, possui como mandantes o Flamengo e o Fluminense. Após ser reinaugurado em 2013, pode comportar 78.838 torcedores.

  • Fonte Nova

Após a demolição do Estádio Octávio Mangabeira, a Arena Fonte Nova foi erguida em três anos e inaugurada em 2013. Localizada em Salvador, na Bahia, é a casa do Bahia e tem como capacidade oficial de 50.025 expectadores.

  • Neo Química Arena

Localizada em São Paulo, a Neo Química Arena, foi inaugurada em 2014 e pode comportar 48.905 pessoas. O Itaquerão, como é apelidada, é a casa do Corinthians e sediou a cerimônia de abertura da Copa do Mundo FIFA de 2014.

Palco da abertura da Copa do Mundo de 2027

Segundo informações do ge, o estádio do Maracanã receberá a partida de abertura e a grande final, pelo que consta no planejamento do comitê que organizou a candidatura do Brasil. Porém, o anúncio oficial, juntamente com o número de jogos em cada sede, só deve ser feito próximo ao sorteio da fase de grupos.

Continua depois da publicidade

A competição acontecerá entre 24 de junho e 25 de julho de 2027 e contará com 32 seleções, sendo a brasileira seleção-sede. E vai aproveitar o legado da Copa masculina de 2014, utilizando as mesmas cidades que receberam os jogos naquele ano.

Sobre o projeto

O número de jogos em cada estádio irá mudar do que foi pré-definido no projeto inicial, em que constava o Maracanã, o Mané Garrincha e o Mineirão como os estádios com mais jogos do torneio. Uma das semifinais seria na Neo Química Arena, com sete confrontos, e a outra em Brasília.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) havia incluído duas cidades para serem analisadas pela Fifa, com uma expectativa de serem 10 cidades-sede, mas o número foi reduzido para oito. Os confrontos serão redistribuídos e a final deve ser no Maracanã, local que já abrigou duas finais de Copa do Mundo, nos torneios masculinos de 1950 (Brasil 1 x 2 Uruguai) e 2014 (Alemanha 1 x 0 Argentina).

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Além disso, havia a previsão de redução na capacidade dos estádios de acordo com o projeto inicial, mas a Fifa busca utilizar a lotação máxima dos locais.

Continua depois da publicidade

Três das 32 seleções terão representantes da Conmebol de forma direta. A África e a Concacaf (Américas do Norte e Central) terão quatro vagas diretas. A Oceania terá uma vaga direta, enquanto a Europa contará 11 vagas diretas. As três vagas restantes serão disputadas em playoffs.

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro