A atualização do ranking do UFC nesta terça-feira (3) colocou Maurício Ruff no top 10 da categoria peso-leve, ocupando a nona posição. A escalada de cinco posições veio após a vitória contra Rafael Fiziev por nocaute técnico no evento numerado 325. Agora, a equipe brasileira “The Fighting Nerds” tem os quatro principais representantes no masculino entre os dez melhores das respectivas categorias.

Continua depois da publicidade

Conheça a Fighting Nerds

Antiga Combat Club São Paulo, a equipe foi fundada pelo lutador maranhense Caio Borralho e o treinador Pablo Sucupira. O grupo de professores foi crescendo aos poucos com a chegada de Demian Maia, Wagner Mota, e do veterano Flávio Álvaro, um dos pioneiros do MMA.

Os fundadores não negaram o histórico nerd, muito diferente das demais academias que buscavam passar uma mensagem mais das ruas. Borralho adora estudar e dava aulas particulares de matemática e química na escola. Sucupira trabalhava como redator publicitário em uma agência de marketing.

Nasce então o nome Fighting Nerds. A marca é mais conhecida pelos óculos de plástico preto sem lentes, com fita no nariz, usados por lutadores e até entrevistadores. O UFC costuma restringir acessórios, mas aprovou os óculos depois que Sucupira os convenceu de que era o logo da equipe.

Referência entre os atletas da equipe, o peso-médio Caio Borralho chegou ao UFC após ser contratado na temporada de 2021 do Dana White’s Contender Series. Outros nomes que chegaram ao Ultimate através da Contender Series, foram o meio-médio Carlos Prates e o peso-pena Jean Silva.

Continua depois da publicidade

O “Lord”, como é conhecido Jean Silva, fez estreia de última hora no UFC Vegas 84, nocauteando Westin Wilson no 1° round. A classe de 2023 do Dana White’s Contender Series também trouxe mais um representante: o peso leve Mauricio Ruffy.

Histórico dos Nerds no UFC

Além da vitória de Maurício Ruff no UFC 325, o mês de janeiro trouxe outra vitória para mais um membro da Fighting Nerds. Jean Silva venceu o inglês Arnold Allen no card principal do UFC 324, no dia 24 do mês passado. O “Lord” agora está em sexto na divisão dos penas e pode ser o próximo desafiante ao título.

Carlos Prates não só é o melhor colocado dentro das categorias, sendo o quinto na divisão dos meio-médios, como também é o mais popular entre os “nerds”. “The Nightmare” foi o primeiro a ultrapassar um milhão de seguidores nas redes sociais.

Conhecido por nocautear lutadores que jamais haviam sido derrubados, Prates vem de vitória sobre o ex-campeão meio-médio, Leon Edwards, por nocaute no segundo round. O brasileiro soma seis vitórias no UFC, todas por nocaute, e apenas uma derrota — por decisão dos juízes.

Continua depois da publicidade

Carlos Prates pode estar a uma do cinturão. Dana White confirmou que se caso vencesse Leon Edwrds, Prates seria o próximo desafiante ao título. O problema é que o novo campeão, Islam Makhachev, parece preferir Kamaru Usman em sua primeira defesa de cinturão.

Os rumores indicam que Prates lutará com mais um ex-campeão: o australiano Jack Della Madalena, primeiro colocado do ranking. Os dois estiveram presentes na plateia no UFC 325.

Atual número sete dos médios, Caio Borralho é o único com luta marcada. “The Natural” enfrentará Reinier De Ridder no UFC 326 no dia 7 de março. Caio vem de derrota para Nassourdine Imavov, após cinco vitórias seguidas. O brasileiro acumula cinco vitórias e uma derrota na organização.

*Sob supervisão de Marcos Jordão