Nesta sábado, a partir das 18h, Palmeiras e Flamengo entram em campo para decidir a Copa Libertadores da América 2025. A bola rola no estádio Monumental de Lima, a capital do Peru. Esta é a segunda vez desde que a competição passou a ter final única em que o local é a sede.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Casa do Universitário, o Estádio Monumental de Lima foi inaugurado em 2 de julho de 2000 com a vitória de 2 a 0 do Universitário sobre o Sporting Cristal e custou cerca de 42 milhões de dólares (R$ 224,86 milhões) para ser erguido, sob o projeto do arquiteto uruguaio Walter Lavalleja.

Sua capacidade atual é de 80.093 pessoas e ele tem uma curiosidade nesse aspecto porque 58.577 assentos são nas arquibancadas. Os outros 21.516 lugares são distribuídos nos quatro prédios que circundam o local.

Essa soma faz do Monumental de Lima, também conhecido como Colosso de Ate, o segundo maior estádio da América do Sul, atrás apenas do Monumental de Nuñez, casa do River Plate, em Buenos Aires. O apelido adicional se dá por conta da localização, no distrito de Ate, aos pés da Cordilheira dos Andes, mas especificamente no Sítio Arqueológico de Puruchuco, onde encontram-se ruínas do império inca.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Esta é a segunda vez em que o Monumental de Lima recebe a final em jogo único da Libertadores. Em 2019, o Flamengo foi campeão sobre o River Plate por 2 a 1, de virada.