Os oito concorrentes brasileiros ao prêmio de Melhor Atleta do Ano foram divulgados, na quarta-feira (3), pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O vencedor será conhecido na próxima quinta-feira (11), durante a cerimônia de gala do esporte brasileiro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
Conheça os indicados ao prêmio de Melhor Atleta do Ano
Feminino
- Gabi Guimarães, vôlei
- Rayssa Leal, skate
- Rebeca Lima, boxe
- Maria Clara Pacheco, taekwondo
Veja a lista dos vencedores por modalidade do Prêmio Brasil Olímpico 2025
Masculino
Continua depois da publicidade
- Caio Bonfim, atletismo
- Henrique Marques, taekwondo
- Hugo Calderano, tênis de mesa
- Yago Dora, surfe
— O POB [Prêmio Brasil Olímpico] é uma homenagem às melhores performances dos atletas brasileiros no ano. Todos mostraram um grande desempenho. E dentre os melhores resultados em todas as modalidades olímpicas existem aqueles que marcaram seus nomes na história nesta temporada — disse o Diretor-Geral do COB, Emanuel Rego.
Confira como foi o ano de cada um dos concorrentes
Segundo o COB, a ponteira Gabi Guimarães se destacou individual e coletivamente em 2025. Relembrando suas conquistas, a jogadora de vôlei foi bronze no Mundial e a segunda maior pontuadora geral.
Na época, foi eleita a melhor ponteira da competição. Já na Liga das Nações, a Seleção Brasileira conquistou o vice-campeonato, com Gabi na equipe. A próxima indicação foi Maria Clara Pacheco, que realizou uma grande performance em 2025 no taekwondo.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A atleta ganhou o ouro no Mundial da categoria de 57 quilos e, ao vencer a atual campeã olímpica na final, assumiu a liderança do ranking mundial e olímpico. Maria também faturou o primeiro lugar no Grand Prix de Taekwondo de Muju.
Continua depois da publicidade
Pelo mesmo esporte, Henrique Marques conquistou uma medalha de ouro inédita no Campeonato Mundial na categoria de 80 quilos. O atleta também venceu o Grand Prix Challenge de Bangkok e alcançou a posição de número 1 do mundo em sua categoria.
Representando o skateboarding, Rayssa Leal esteve no topo do esporte durante o ano todo. A jovem de 17 anos conquistou o pentacampeonato do STU Pro Tour Rio e venceu as etapas de Miami e Brasília da Street League Skateboarding (SLS).
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Devido ao foco, dedicação e estratégia, a boxeadora Rebeca Lima está entre os indicados. Neste ano, ela foi ouro no Mundial de Boxe na categoria de 60 quilos, em Liverpool, na Inglaterra.
Outro grande nome, que alcançou resultados históricos em 2025, é Caio Bonfim. O atleta garantiu a medalha de ouro nos 20 quilômetros da marcha atlética no Mundial de Atletismo em Tóquio, Japão. Além disso, ganhou a prata nos 35 quilômetros do mesmo Campeonato. No cenário nacional, sagrou-se campeão da Copa Brasil e do Troféu Brasil, assumindo a liderança do ranking mundial nos 20 mil metros.
Continua depois da publicidade
Ao longo dos últimos anos, Hugo Calderano tem se destacado no tênis de mesa. Já em 2025, conquistou um feito inédito para o Brasil, de campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa. Além disso, garantiu a prata no Mundial em Doha, no Catar, e se tornou o primeiro atleta não europeu ou asiático a chegar à final.
O campeão mundial da World Surf League (WSL) em 2025, Yago Dora, fecha a lista. A vitória histórica, primeira da carreira do surfista, marcou o oitavo título do Brasil na categoria masculina nos últimos 11 anos, consolidando a Brazilian storm.
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão









