Um novo capítulo do futebol mundial começa a ser escrito neste sábado (14). A Copa do Mundo de Clubes 2025 ocorrerá em um novo formato, que se assemelha ao disputado entre seleções de quatro em quatro anos, e contará com a participação de quatro times representando o Brasil: Botafogo, Fluminense, Flamengo e Palmeiras. No total, serão 12 estádios espalhados pelos Estados Unidos que receberão os jogos da competição.

Continua depois da publicidade

Conheça os times da Copa do Mundo de Clubes

Os 32 times começarão divididos em oito grupos com quatro times cada. Ao todo, serão 63 partidas. Cada equipe disputa três jogos na primeira fase, e os dois mais bem colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final, quando enfrentam as equipes classificadas do grupo vizinho, ou seja, o 1º do Grupo A contra o 2º do Grupo B e o 1º do Grupo C contra o 2º do Grupo D e assim em diante.

Decisão em Nova Jersey

A partir das oitavas de final, os classificados serão definidos em jogo único e no formato mata-mata. A decisão do título acontece em 13 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. Ao contrário da Copa do Mundo, o Mundial não tem disputa de terceiro lugar. Ao todo, serão 63 partidas.

A Fifa decidiu mudar o formato da Copa do Mundo de Clubes com o objetivo de torná-la mais equilibrada para os times e mais atraente para patrocinadores. Antes, o campeonato era disputado em dezembro e interrompia as ligas na Europa, além de gerar incômodo para o calendário das equipes. A partir de agora, ele será jogado a cada quatro anos.

Continua depois da publicidade

Como chegam os brasileiros para a disputa da Copa do Mundo de Clubes

Botafogo: Campeão da Libertadores 2024

Apesar de ser o atual campeão da Libertadores, o Botafogo que levantou a taça do principal campeonato Sul-Americano em 2025 não é o mesmo que chega nos Estados Unidos. Mais de 15 jogadores que disputaram a última temporada não jogam no Fogão, inclusive Luiz Henrique e Thiago Almada, que foram os principais destaques do Glorioso. Além disso, o clube teve o desprazer de cair em um dos “grupos da morte” da competição, com Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid e Seattle Sounders.

Copa do Mundo de Clubes: Vote em quem será o campeão

Lembra deles? As estrelas “esquecidas” confirmadas no Super Mundial de Clubes

Flamengo: Campeão da Libertadores 2022

O Rubro-Negro pretende contar com a força ofensiva construída por Pedro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Luiz Araújo para avançar na Copa do Mundo de Clubes, além do elenco avaliado em cerca de R$ 1,4 bilhão. A chegada do experiente volante Jorginho, que tem títulos da Eurocopa e Champions League no currículo, traz esperança para o clube.

Palmeiras: Campeão da Libertadores 2021

O único time brasileiro que vem de fora do Rio de Janeiro a disputar a Copa do Mundo de Clubes também é considerado como o mais promissor para chegar nas fases avançadas. Abel Ferreira, o treinador mais vencedor da história do Palmeiras, terá à disposição estrelas como Estêvão, além das grandes contratações da temporada Vitor Roque e Facundo Torres. Ao seu favor, o Verdão tem a sequência de trabalho do técnico português.

O que dizem os comentaristas

Rodrigo Faraco

A Copa do Mundo de Clubes é uma novidade que desafia o calendário do futebol mundial. Rejeitada inicialmente pelos europeus, que tiveram que se curvar às determinações da FIFA, o torneio é uma ótima possibilidade para os sul-americanos. Brasileiros e argentinos têm chances menores de conquista, mas podem aproveitar a competição para intercâmbio, confrontar os grandes do futebol europeu, visibilidade e para negócios no mercado internacional.

Continua depois da publicidade

Palmeiras, Flamengo e Fluminense têm maiores chances de classificação nos grupos. Já o Botafogo tem dois adversários duríssimos, com Atlético de Madrid e PSG. Mas cada etapa ultrapassada vai ser uma conquista a ser comemorada. Os europeus são os grandes favoritos.

Chico Lins

Embora os clubes europeus estejam em final de temporada, talvez não seja o foco para eles. Como em outros torneios intercontinentais, os clubes brasileiros dão mais importância, e não acredito que tenham possibilidade de chegar nas fases decisivas. O Palmeiras, Fluminense e Flamengo devem se classificar na primeira fase, mas para o Botafogo é mais difícil porque caiu no grupo do Atlético de Madrid e do PSG, que é a melhor equipe da Europa nos dias de hoje.

Também tem muitas outras equipes com potencial altíssimo, Bayern de Munique, Chelsea, Inter de Milão, que foi finalista da Champions, Real Madrid, que está fazendo sua reconstrução com Xabi Alonso no comando e também vai ter novos jogadores. Então, acho muito complicado que os brasileiros cheguem às fases decisivas. O grande favorito, para mim, segue sendo o PSG e claro, o Real Madrid.

César Seabra

Esta competição pode tornar-se um definitivo divisor de águas entre o futebol europeu e o futebol do resto do mundo. A força dos clubes da Europa, o poder financeiro e a qualidade de seus craques poderão ser comprovados, caso eles levem realmente a sério a competição. Se isto acontecer, os representantes das Américas, da Ásia, da África e da Oceania vão passar por muitos vexames nos Estados Unidos. Hoje somos – aqui falo de Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Fluminense, os representantes brasileiros – um quase-nada diante dos europeus. E se tivermos um clube nas quartas de final, isso já poderá ser considerado um milagre.

Continua depois da publicidade

Mas como não acredito no Boitatá, no Saci Pererê, no Papai Noel, no Coelhinho da Páscoa… Estamos atrasados em tudo. Técnica, tática, organização, dinheiro, inovação. Sobretudo em educação. Não respeitamos o jogo, os adversários, os árbitros, os torcedores. E assim vamos nos apequenando cada vez mais, os clubes e a Seleção também. O ceticismo e o que me sobra de senso crítico me fazem acreditar que este Mundial nos revelará uma triste e dura realidade.