A Copa do Mundo de 2034, que será disputada na Arábia Saudita, promete entrar para a história com jogos nas alturas em um estádio futurista e sustentável. O Neom Stadium será o primeiro estádio suspenso do planeta e também o mais alto já construído, segundo informações do jornal The Sun.

Continua depois da publicidade

Por enquanto, o governo saudita não confirmou se as fotos que circulam nas redes sociais representam uma versão oficial do projeto. Foi um vídeo criado por inteligência artificial que aumentou o rumor da construção do estádio nas alturas.

O Neom Stadium seria construído no topo de um prédio na Arábia Saudita, a 350 metros do chão. A título de comparação: o Cristo Redentor tem, em sua totalidade, 38 metros. São quase dez Cristos empilhados um em cima do outro de altura.

A expectativa é que o estádio tenha capacidade para receber 46 mil torcedores nas arquibancadas. A construção deve iniciar em 2027 para finalização das obras em 2032, a tempo da Copa do Mundo de 2034.

A construção do estádio nas alturas faz parte do projeto Neom, uma zona econômica planejada de 26,5 mil quilômetros quadrados (quase o tamanho da Bélgica) que será construída na região fronteiriça entre a Arábia Saudita, a Jordânia e o Egito.

Continua depois da publicidade

Inclusive, a criação do time Neom SC, que disputa a primeira divisão do Sauditão, faz parte desse projeto.

De acordo com o site oficial da Neom, a região é idealizada para “apoiar a diversificação da economia do país e oferecer soluções urbanas que permitam que as pessoas e o meio ambiente prosperem em harmonia.”