Rejuvenescer uma marca que está na história de Santa Catarina há quase seis décadas. Esse é o desafio dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que será lançado nesta quinta-feira, em Lages, cidade-sede da fase Estadual, entre os dias 3 e 11 de novembro. Uma das novidades desta edição é o troféu, que homenageia os atletas e permanecerá apenas um mês nas mãos da equipe campeã.
Continua depois da publicidade
Segundo o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Erivaldo Caetano Júnior, o Vadinho, o novo troféu foi produzido em aço escovado e pretende mostrar a união do Estado por meio do esporte. A proposta é homenagear os campeões com nome e ano dos vencedores em uma placa afixada no troféu – algo semelhante ao que ocorre na Copa Libertadores da América e na Liga dos Campeões da Europa. Já estão gravados na peça todos os ganhadores desde os primeiros Jasc, em 1960, quando Florianópolis se sagrou campeã, até a última edição, em 2015, em que Itajaí ficou com o título.
— Nossa ideia é fazer com que o troféu seja cobiçado por todos os municípios que participam. Ele fica 30 dias com o campeão. Depois, é lavado para lugares como shoppings, sede do governo, escolas — explica o presidente da Fesporte.
Equipes de 204 cidades participarão das finais em 26 modalidades. Serão em torno de 5 mil atletas e um público estimado de 100 mil pessoas em Lages. O dirigente máximo da fundação diz que os Jasc receberam nova roupagem com o objetivo de tornar as competições mais atrativas e alegres. A ideia é atrair os jovens por meio das redes sociais.
Continua depois da publicidade
— Queremos trazer mais vida para os jogos — frisa Vadinho.
Jogos Abertos de SC têm o apoio da iniciativa privada
Diretor-administrativo da Fesporte, Marcelo Greuel afirma que o troféu é uma peça simbólica do esporte de Santa Catarina. Ele lembra que a competições já foram muito forte no Estado, inclusive com importância política e esportiva.
— Os Jasc tiveram altos e baixos. Perdemos contato com a juventude, os jogos deixaram de ter muita importância para eles. Temos de rejuvenescer a marca, e é isso que estamos fazendo. Haverá transmissão pelas mídias sociais — conta Greuel.
Neste ano, os Jasc têm o apoio da iniciativa privada, algo inédito até então, e novos parceiros devem ser anunciados hoje à noite. Marcelo garante que o evento foi reinventado e que o sentimento é de que a cidade da Serra Catarinense sediará uma grande competição.
Continua depois da publicidade
— Estamos reconstruindo essa interação com a juventude. Queremos criar impacto visual nas arenas de competição e na cidade, para que as pessoas, ao entrarem em Lages, percebam que estão nos Jasc. O sentimento é de que será um grande evento, serão os jogos da virada, do fortalecimento dos Jogos Abertos — finaliza.
SERVIÇO
A 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) ocorre entre os 3 e 11 de novembro de 2017 em Lages.
O lançamento é nesta quinta-feira, às 19h30min, no Ginásio do Clube Caça e Tiro 1º de Julho (Rua Cirilo Vieira Ramos, 1.700), em Lages.
Continua depois da publicidade
NÚMEROS
13 mil atletas no total, desde o início das competições até as finais em Lages;
5 mil atletas em Lages;
500 dirigentes esportivos, entre técnicos e organizadores das equipes;
204 cidades participantes;
26 modalidades em disputa;
44 troféus e 543 medalhas serão distribuídas;
100 árbitros comandam os Jasc;
100 mil pessoas é o público estimado em Lages.
Leia mais:
Lages é oficializada como sede dos Jasc em 2017
Confira outras notícias sobre os Jasc