Após dias de negociações, a diretoria do Corinthians se aproximou, nesta sexta-feira (25), de um acordo com Dorival Júnior, ex-técnico da seleção brasileira. O profissional completa 63 anos no mesmo dia e, segundo informações do ge, viajará de Florianópolis, onde mora, para São Paulo nas próximas horas.
Continua depois da publicidade
Ele chegará ao Corinthians junto dos auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero, do preparador físico Celso de Rezende e dos analistas Guilherme Lyra e João Marcos.
Veja os times que Dorival Júnior foi técnico em Santa Catarina
O Timão está sem um comandante desde a quinta-feira (17) da última semana, quando optou por demitir Ramón Díaz após duas derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro. Orlando Ribeiro foi o técnico contra o Racing-URU. O clube iniciou sua negociação com Dorival na última terça-feira (22), após Tite declinar em acerto verbal. A ação foi encabeçada do lado corintiano pelo diretor executivo Fabinho Soldado, que viajou a Santa Catarina e falou pessoalmente com o treinador.
A primeira reunião foi realizada na casa de Dorival Júnior, onde o dirigente detalhou o trabalho que está sendo realizado no CT Joaquim Grava, os planos de médio e longo prazo do departamento de futebol e manifestou interesse que o treinador assumisse o projeto junto de sua comissão técnica. Em seguida, passaram a tratar de questões financeiras e outros detalhes contratuais.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Na madrugada de quinta para sexta-feira (25), já em São Paulo, Fabinho Soldado teve uma nova rodada de negociações. A resposta positiva de Dorival veio na manhã desta sexta. A data de estreia de Dorival ainda não está confirmada.
O próximo jogo do Corinthians é neste domingo (27), contra o Flamengo, no Maracanã. Depois, a equipe volta a campo na quarta, contra o Novorizontino, pela Copa do Brasil.
Nesta temporada, o Timão tem pela frente a disputa do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. De acordo com o ge, internamente, o clube acredita ser possível conquistar um dos títulos e, por isso, foi ao mercado em busca de um nome que considerasse de grande impacto.
Quem defende sua contratação no Corinthians argumenta que o treinador seria capaz de resolver os problemas defensivos da equipe, que até aqui sofreu 28 gols em 26 partidas na temporada, e construir um time mais equilibrado do ponto de vista tático.
Continua depois da publicidade
O técnico “plano A”
O bom retrospecto recente trabalhando em clubes jogam a favor do treinador, que é o plano A do Timão no mercado. Dorival Júnior venceu a Conmebol Libertadores, em 2022, dirigindo o Flamengo. No ano seguinte, contratado pelo São Paulo, voltou a ganhar a Copa do Brasil, até então inédita para o clube do Morumbi.
O bom trabalho lhe rendeu o convite para treinar a Seleção. No comando do Brasil, Dorival conseguiu 58,3% dos pontos disputados com sete vitórias, sete empates e duas derrotas. A eliminação nas quartas de final da Copa América e a goleada, por 4 a 1, para a Argentina pesaram na decisão da CBF.
Em 2023, Dorival quase foi treinador do Timão. O treinador foi procurado por um representante do Corinthians poucos minutos depois de aceitar a proposta do São Paulo. Os dois rivais demitiram seus técnicos com intervalo de apenas um dia, com vantagem para o rival, que foi mais rápido.
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro



