No dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a situação do coronavírus como uma pandemia, os reflexos no esporte se intensificaram pelo mundo.

Continua depois da publicidade

Na noite desta quarta-feira (11), a NBA, liga profissional de basquete norte-americana, anunciou a suspensão da temporada, por tempo indeterminado. A decisão foi divulgada depois da confirmação de que o francês Rudy Gobert, pivô do Utah Jazz, está com coronavírus. A partida entre Utah Jazz e Oklahoma City Thunder foi cancelada com os jogadores já em quadra. As delegações ficarão em quarentena até que exames sejam colhidos. As demais partidas da noite foram disputadas, mas a partir desta quinta o campeonato está suspenso.

Eliminatórias são adiadas

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) irá adiar as duas rodadas previstas para março, que abririam as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, segundo informou o site globoesporte.com. O motivo é a grande quantidade de jogadores que viriam da Europa para defender as seleções. Os jogos da Seleção Brasileira, agora adiados, seriam contra a Bolívia, dia 27, no Recife, e Peru, dia 31, em Lima. Ainda não há novas datas.

Na Europa, algumas partidas foram disputadas com portões fechados nesta quarta. Foi o caso da vitória por 2 a 0 do PSG sobre o Borussia Dortmund, em Paris, que classificou o time de Neymar – autor do primeiro gol – para as quartas de final da Liga dos Campeões. A despeito de a razão das arquibancadas vazias ser evitar aglomerações, torcedores do PSG se reuniram em frente ao estádio para ouvir o jogo e comemorar a vaga.

Também será sem a presença de público a segunda etapa do Mundial de Fórmula 1, o Grande Prêmio do Bahrein, dia 22. Já a abertura da temporada, no próximo domingo, na Austrália, não teve sua programação alterada.

Continua depois da publicidade

UFC

Em Brasília, está inviabilizada a realização da competição de UFC prevista para este sábado (14) – ao menos, com a presença de público. A capital tem dois casos confirmados de coronavírus. Um decreto publicado nesta quarta-feira pelo governo do Distrito Federal o eventos com mais de 100 pessoas nos próximos cinco dias.

– Briguei por mais de um ano para trazer o torneio para cá e tive que revogar a autorização – lamentou o governador Ibaneis Rocha (MDB) à Folha de S. Paulo.

A organização do UFC, em Las Vegas, não informou, até a noite desta quarta, se a etapa brasiliense será cancelada.