nsc
    dc

    Sua saúde

    Crise de rinite ou resfriado? Saiba diferenciar as doenças do frio

    Especialista explica as características desses transtornos, que têm em comum sintomas como irritação do nariz, espirros e coriza constantes

    12/06/2015 - 06h16

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    (Foto: )

    Durante a época mais fria do ano, é comum a irritação do nariz, espirros e coriza constantes. Muitos podem confundir esses sintomas de gripe ou resfriado com aqueles causados por crise de rinite alérgica. Você sabe a diferença entre elas?

    10 motivos para não tirar a carne vermelha da sua alimentação

    O diagnóstico preciso exige observação detalhada dos sintomas, de acordo com a alergologista Yara Mello, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Mas antes disso, diz a médica, é preciso entender cada um desses problemas.

    - Assim como a gripe e o resfriado, a rinite começa impactando o nariz, o primeiro local por onde passa o ar, que pode conter impurezas, até alcançar os pulmões. Mas, no caso da rinite alérgica, são antígenos e alérgenos que entram pelas vias nasais, ao contrário das outras duas, causadas por vírus e bactérias - explica.

    Pesquisa mostra relação entre o mês do aniversário e o risco de contrair doenças

    A confusão acontece porque, em ambos os casos, as reações do organismo para garantir a imunidade e expulsar as "substâncias invasoras" é semelhante: irritação do nariz, espirros e coriza constantes.

    - A diferença é que a gripe e o resfriado possuem agravantes como febre, dor no corpo, mal estar e indisposição - detalha Yara.

    Confira os tratamentos estéticos para se fazer o inverno

    No entanto, as dicas para prevenção de todas elas é semelhante:

    * evitar lugares aglomerados, úmidos e embolorados.

    * deixar sempre a janela aberta para circulação do ar em ambientes fechados.

    * lavar as mãos constantemente

    * não levar as mãos sujas aos olhos e, principalmente, ao nariz.

    Campanha oferece testes gratuitos de HIV/Aids, sífilis e hepatite C na Capital

    - No caso da contaminação por gripe ou resfriado e em casos de crise de rinite alérgica, remédios contendo anti-histamínicos, que servem de base para os antialérgicos, estão entre as recomendações dos médicos - finaliza a médica.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas