Ainda sem histórico de duelos em Copas do Mundo, Croácia e Dinamarca vão se encarar pela primeira vez e, de cara, valendo uma vaga nas quartas de final na Rússia. No domingo, às 15h (de Brasília), as seleções fazem o confronto em Nizhny Novgorod pelas oitavas de final do torneio Mundial. Quem perder fica pelo caminho mesmo após ter realizado uma primeira fase de sucesso, com embates de qualidade frente Argentina e França, consideradas principais forças dos respectivos grupos.

Continua depois da publicidade

AO VIVO: acompanhe o minuto a minuto da partida

Os croatas somam 100% de aproveitamento. A equipe venceu Nigéria (2 a 0), Argentina (3 a 0) e Islãndia (2 a 1), fechando o Grupo D com nove pontos e na liderança. Do outro lado, a Dinamarca somou cinco pontos, terminando na segunda colocação na Chave C. A seleção dinamarquesa venceu o Peru (1 a 0) e teve empates diante da Austrália (1 a 0) e França (0 a 0). Se o ataque não foi tão efetivo, a defesa deu conta do recado para garantir a classificação.

No geral, o confronto entre Croácia e Dinamarca é equilibrado. Foram cinco partidas, com duas vitórias para cada lado e um empate. Na única vez que se enfrentaram em um torneio oficial, os croatas venceram por 3 a 0. Isso foi na Eurocopa de 1996, disputada na Inglaterra. O último jogo entre as equipes ocorreu em 2004 – amistoso vencido pelo time azul e vermelho, por 2 a 1. Agora, 14 anos depois, o reencontro vale muito mais que um simples teste.

Apesar da boa primeira fase, a Croácia está preocupada com o forte sistema defensivo da Dinamarca, que acumula 18 jogos oficiais sem perder – a última derrota foi em novembro de 2016 por 1 a 0 para Montenegro nas Eliminatórias da Europa. Destaque da equipe croata, o meia-atacante Perisic disse que o respeito em relação ao que a seleção ainda pode fazer aumento e isso é uma das motivações para mostar que pode chegar mais longe na disputa na Rússia.

Continua depois da publicidade

– Eu acho que estamos conscientes da nossa força e sentimos que os outros time nos temem mais e mais. Eles não querem jogar contra nós, isso nos motiva. Estamos no caminho certo. Algumas coisas têm que se alinhar, um pouco de sorte também ajuda. Mas, se continuarmos dessa maneira, tudo é possível – disse o camisa 4.

A classificação da Dinamarca às quartas de final passa pelo talento de Eriksen. Essa é a aposta do técnico Age Hareide para o confronto diante da Croácia. O comandante reconheceu que seu principal jogador não fez uma primeira fase como gostaria de ver, mas garantiu ter alertado que isso precisa mudar se a equipe quiser permanecer na disputa do Mundial.

– O Christian está sempre disponível quando temos a bola, podemos passar para ele, e precisamos tentar colocar ele em jogo mais vezes, quando possível. Isso demanda mais precisão dos outros jogadores para fazer a bola chegar ao Christian, é passar a bola certa. Nós conversamos muito sobre isso – disse o treinador dinamarquês.

FICHA TÉCNICA

CROÁCIA

Subasic; Vrsaljko, Vida, Lovren e Strinic; Rakitic, Brozovic, Rebic e Modric; Perisic e Mandzukic. Técnico: Zlatko Dalic.

Continua depois da publicidade

DINAMARCA

Schmeichel; Dalsgaard, Kjaer, Christensen e Stryger; Schöne, Delaney e Eriksen; Poulsen, Sisto e N. Jorgensen. Técnico: Age Hareide.

ARBITRAGEM: Nestor Pitana, Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti (trio da Argentina).

DATA E HORA: domingo, às 15h (de Brasília).

LOCAL: Estádio Nizhny Novgorod, em Nizhny Novgorod.

TRANSMISSÃO: NSC TV, Sportv e CBN Diário.

MINUTO A MINUTO: NSC Total e Diário Catarinense.

Destaques do NSC Total