Com 12 times, o Campeonato Catarinense 2026 começa na próxima terça-feira (6). Com novo formato de disputa, a competição promete ser ainda mais imprevisível e disputada do que nos últimos anos. Veja abaixo o que esperar da competição neste ano.

Continua depois da publicidade

Veja os times na disputa do Campeonato Catarinense 2026

Novo regulamento do Catarinense

As equipes estão divididas em dois grupos de seis times cada. Na primeira fase, as duas chaves se enfrentam — Grupo A contra Grupo B —, com seis jogos para cada time. No Grupo A estão Avaí, Camboriú, Concórdia, Marcílio Dias, Joinville e Brusque. No Grupo B, Chapecoense, Carlos Renaux, Barra, Figueirense, Criciúma e Santa Catarina.

O cruzamento nas quartas de final será feito com confrontos dentro do grupo: 1º colocado do grupo A contra o 4º do mesmo, 2º do grupo A enfrenta o 3º colocado — e o formato se aplica igualmente no Grupo B. Com a confirmação de 12 datas, as quartas também terão partidas de ida e volta. Após isso, os classificados se enfrentam nas semifinais com dois jogos, seguindo posteriormente para a final, também com dois jogos.

Três rebaixados

Em 2026 o estadual terá três times rebaixados. O objetivo é ter um Campeonato Catarinense com 10 times em 2027. Na próxima Série B estadual, apenas o campeão irá garantir o acesso.

Os dois eliminados de cada grupo farão um quadrangular da morte na disputa pela permanência na primeira divisão catarinense. Serão seis rodadas, de ida e volta, onde o líder desse quadrangular irá se salvar. O melhor quinto colocado da primeira fase entra no quadrangular do rebaixamento com um ponto.

Continua depois da publicidade

Taça Acesc 70 anos

Outra novidade é a criação da Taça Acesc 70 anos, competição paralela que será disputada a partir das eliminações das quartas de final e homenageia a Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina. Os quatro perdedores das quartas disputam um novo mata-mata, com duas equipes se classificando.

Esses dois times vão enfrentar os dois perdedores das semifinais do Estadual. Dessa forma, as equipes se enfrentam em uma nova semi, com dois classificados, que disputam uma final pela vaga na Copa do Brasil 2027. A decisão deve ser disputada em jogo único.

Quem vai ser o campeão?

Confira com nossos comentaristas o que esperar do Campeonato Catarinense 2026.

Chico Lins – comentarista NSC TV, CBN Floripa e colunista ge.globo

— Na teoria, quem teve mais tempo de preparação deve levar vantagem. A Chapecoense parte como favorita ao título. É a nossa representante na Série A, manteve Gilmar Dal Pozzo como comandante do time e uma boa base de jogadores. Além disso, terá capacidade financeira para reforçar o grupo. O Criciúma é o principal desafiante. Também manteve o técnico Eduardo Baptista e contratou alguns reforços pontuais que darão maiores possibilidades táticas ao treinador — disse.

Continua depois da publicidade

Marcelo Mabília – comentarista da NSC TV e CBN Floripa

— Quem começar o campeonato mal tem pouca chance de se recuperar, quem começar bem deve embalar, porque é tiro curto. Chapecoense, Avaí, Criciúma e Figueirense são os favoritos. A surpresa positiva pode ser o Barra e a negativa, talvez o Avaí, pelas questões financeiras e por ser o atual campeão — afirmou.

Rodrigo Faraco – comentarista da NSC TV, NSC Total e CBN Floripa

— O novo modelo de disputa é muito interessante e é uma evolução em relação às últimas temporadas. O campeonato é curto, mas vai ter bons atrativos, com tensão desde o começo. Com apenas seis jogos na primeira fase, não há espaço para erros. O favoritismo está com a Chapecoense. O time do Oeste do Estado chega forte pelo acesso à Série A e a sequência de trabalho do Departamento de Futebol, da comissão técnica e do time. Além disso, com maior receita em 2026, o Verdão pode qualificar ainda mais o grupo de jogadores. Em Santa Catarina é história: o time da Série A é sempre aquele que puxa a fila no Estadual — apontou.