A Chapecoense estreia nesta quarta-feira (28) na Série A do Campeonato Brasileiro de 2026. O primeiro dos 38 desafios do Verdão do Oeste será contra o Santos, na Arena Condá, em Chapecó. De volta à elite após cinco anos, a Chape tem um objetivo claro e definido para a temporada: permanecer na primeira divisão.

Continua depois da publicidade

Além da Chapecoense: Há quanto tempo cada clube não vence o estadual de SC

Como única representante de Santa Catarina na elite este ano, a Chapecoense aposta na manutenção de parte da base que conquistou o acesso, reforçada por nomes conhecidos no futebol nacional. Até aqui, foram 13 contratações para a temporada, com nomes como o do meia Jean Carlos, ex-Criciúma, Ênio, atacante ex-Juventude, Camilo Reijers, meia ex-Grêmio, e Yannick Bolasie, atacante ex-Cruzeiro.

Por outro lado, onze jogadores deixaram o Verdão do Oeste, como o volante Jimenéz, os meias Person e Vinicius Balieiro, e o goleiro Deivity. O técnico Gilmar Dal Pozzo segue no comando da equipe, sendo um dos treinadores mais longevos do Brasil no momento.

Com o novo calendário da CBF, iniciando a competição nacional ainda em janeiro, a Chape também tem o desafio de equilibrar as competições. Enquanto joga a Série A, a equipe disputa o mata-mata do Campeonato Catarinense. Classificado na segunda colocação do grupo B, o time vai encarar o Criciúma nas quartas de final do estadual, em jogos de ida e volta, com a primeira partida marcada para domingo (1º).

Em 2026, a Chape disputa a Primeira Divisão nacional, Campeonato Catarinense, Copa do Brasil e Copa Sul-Sudeste.

Continua depois da publicidade

Última campanha na Série A ainda assombra a Chape

Além de perseguir a permanência na elite do futebol brasileiro, a Chapecoense quer evitar repetir a pior campanha do clube na história da competição, que aconteceu justo na última vez em que esteve na Série A.

Em 2021, a Chapecoense somou apenas 15 pontos e foi rebaixada com apenas uma vitória. Naquele ano, foram 25 derrotas e 12 empates, além de 67 gols sofridos e apenas 27 marcados. A equipe passou o primeiro turno inteiro sem triunfos, vencendo somente na 20ª rodada. O time, inclusive, terminou a competição sem vencer como mandante, algo inédito até aqui.

Sendo assim, em 2026, a Chape busca somar pontos preciosos já nas primeiras rodadas para evitar a pressão do Z4 e, quem sabe, voltar a beliscar uma vaga em competições continentais.

Estreia em casa e com o adversário sem as grandes armas

A Chapecoense estreia na Série A do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (28), às 20h (de Brasília), contra o Santos, na Arena Condá, em Chapecó.

Continua depois da publicidade

A tendência é de que o Verdão inicie o duelo mandando a campo a mesma equipe que começou o jogo diante do Joinville, na última rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense.

Como principais desfalques, estão Rafael Thyere, Neto Pessoa, Bruno Matias e Mancha, todos no Departamento Médico.

Sendo assim, uma provável escalação tem: Léo Vieira; Victor Caetano, Eduardo Doma, João Paulo, Marcos Vinícius, Walter Clar; Camilo, Rafael Carvalheira, Giovanni Augusto; Marcinho e Italo (Bolasie).

Do outro lado, O Santos terá desfalques importantes. O atacante Gabigol, o zagueiro Adonis Frías e o lateral-direito Mayke foram preservados pela comissão técnica visando o Paulistão e não viajaram com a delegação. Além disso, Neymar ainda está em fase de recuperação e só deve voltar a jogar em fevereiro.

Continua depois da publicidade