O Catar quer ser sede dos Jogos Olímpicos. O país que recebeu a Copa do Mundo de 2022 quer estar no centro do mundo esportivo mais uma vez. O país confirmou o interesse em receber a principal competição esportiva do planeta em 2036.

Continua depois da publicidade

A informação foi confirmada nesta terça-feira (22) pelo Comitê Olímpico do Catar, por meio do presidente da entidade, o xeque Joaan bin Hamad à agência de notícias do país. O dirigente afirma que o país já teria 95% da estrutura necessária para o evento.

– Atualmente, temos 95% da infraestrutura esportiva necessária para sediar os Jogos e temos um plano nacional abrangente para garantir 100% de disponibilidade de todas as instalações – afirmou.

Além da Copa do Mundo de 2022, o Catar ainda foi sede da Copa da Ásia em 2022. O país também será o palco dos Jogos Asiáticos em 2030 e fica clara a vontade do país árabe em se estabelecer como uma potência esportiva na região. Seria a primeira vez que um país do Oriente Médio como país-sede de uma Olimpíada.

– Este plano é baseado em uma visão de longo prazo que visa construir um legado social, econômica e ambientalmente sustentável – acrescenta bin Hamad.

Continua depois da publicidade

Catar vai enfrentar concorrência forte por Olimpíada 2036

Receber a Olimpíada 2036 não será uma tarefa fácil para o Catar. A quantidade de países interessados é grande, inclusive com um vizinho desejando a mesma coisa: Indonésia, Turquia, Índia e Chile já confirmaram suas candidaturas.

Além deles, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Egito, Hungria, Itália, Alemanha, Dinamarca e Canadá também têm interesse, mas ainda sem oficializar.

Até lá, as duas próximas edições dos Jogos Olímpicos de Verão já têm sede definidas. Em 2028, Los Angeles, nos Estados Unidos, serão a sede. Quatro anos depois, em 2032, será a vez de Brisbane, na Austrália, receber os maiores atletas do mundo.