nsc
    dc

    Segundo cientistas

    Dieta rica em gordura pode adiar envelhecimento do cérebro

    Descoberta pode ajudar crianças com envelhecimento precoce e pacientes com Alzheimer e Parkinson

    05/11/2014 - 13h55

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    Os cientistas viram que o efeito era mais positivo ainda quando os ratos recebiam os chamados ácidos gordos de cadeia média ? por exemplo, o óleo de coco.
    Os cientistas viram que o efeito era mais positivo ainda quando os ratos recebiam os chamados ácidos gordos de cadeia média ? por exemplo, o óleo de coco.
    (Foto: )

    Uma nova pesquisa liderada pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, sugere que os sinais de envelhecimento do cérebro podem ser adiados. A conclusão foi feita depois de os cientistas alimentarem ratos com uma dieta rica em gordura.

    No longo prazo, o resultado pode trazer possibilidades de tratamento para crianças que sofrem de envelhecimento precoce (síndrome de Cockayne) e pacientes com Alzheimer e Parkinson, dizem os pesquisadores. Eles explicam que, quando ficamos mais velhos, o cérebro perde parte de sua capacidade intelectual, e o risco de desenvolvimento dessas doenças aumenta, pois as células perdem parte da capacidade de fazer reparos aos danos do DNA.

    Bebidas com açúcar podem causar envelhecimento precoce

    Esta deficiência causa envelhecimento precoce em crianças - que podem chegar a morrer em decorrência da doença entre os 10 e os 12 anos. O estudo mostra que ratos com essa síndrome que foram expostos a uma dieta de alto teor de gordura tiveram o processo de envelhecimento adiado. Os efeitos foram semelhantes em pessoas com deficiência auditiva e perda de peso.

    Os cientistas viram que o efeito era mais positivo ainda quando os ratos recebiam os chamados ácidos gordos de cadeia média - por exemplo, o óleo de coco.

    Dormir pouco contribui para o envelhecimento precoce do cérebro

    - O estudo é uma boa notícia para as crianças com síndrome de Cockayne. Nosso estudo sugere que uma dieta rica em gordura pode adiar processos de envelhecimento. Os resultados, portanto, podem ajudar também os pacientes com Alzheimer e Parkinson - diz o professor Vilhelm Bohr, que liderou o estudo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas