Bélgica e Inglaterra disputarão neste sábado, às 11h (de Brasília) a partida que ninguém deseja jogar, apesar de terem a chance de fazerem história se conquistarem a terceira colocação da Copa do Mundo da Rússia, algo mais que um consolo para estes países. Tanto os Diabos Vermelhos quanto os ingleses perderam a chance de disputar a decisão depois de serem vencidos respectivamente por França e Croácia nas semifinais.

Continua depois da publicidade

Apesar da decepção por não chegarem à final do Mundial na Rússia, os belgas buscam sua melhor campanha na história do torneio, melhorando o quarto lugar conquistado no México, em 1986. A Inglaterra ainda está distantes de repetir o título de 1966, em casa. A equipe não disputava uma semifinal desde a Itália, em 1990, torneio em que terminou na quarta colocação.

Os dois times já se enfrentaram na fase de grupos, mas a vitória belga por 1 a 0 não deve servir como grande referência, pois as equipes estavam classificadas e jogaram recheadas de reservas. Outro atrativo é o duelo de artilheiros entre Harry Kane e Romelu Lukaku pela Chuteira de Ouro do Mundial. Por enquanto, a vantagem é para o inglês, que lidera a disputa com seis gols contra quatro.

Após a derrota para a França, na terça-feira, o técnico da Bélgica Roberto Martínez deu um dia de folga aos jogadores, que aproveitaram para estar com as famílias e só voltaram a treinar na tarde de quinta-feira. A “Geração Dourada” belga sonhava com o primeiro título mundial, mas agora precisa se concentrar em conquistar o terceiro lugar, o que daria moral para os próximos torneios.

– O jogo pelo terceiro lugar não é uma perda de tempo. É um jogo que queremos jogar. Queremos fazer história com um terceiro lugar – disse o lateral Meunier, que volta ao time titular da Bélgica após suspensão por conta de cartões.

Continua depois da publicidade

Sobre a Inglaterra, o técnico Gareth Southgate formou um elenco muito jovem e talentoso para este Mundial. A seleção chegou mais longe do que muitos analistas e torcedores esperavam. A decepção por não ter chegado à final contrasta com o otimismo que os ingleses veem o futuro desta equipe.

– Demonstramos que podemos ir bem nos grandes torneios e o objetivo agora é que não seja necessário esperar outros 20 anos para jogar uma grande semifinal – declarou o capitão Harry Kane em referência à Eurocopa de 1996, último grande torneio em que a Inglaterra chegou às fases finais.

FICHA TÉCNICA

BÉLGICA

Courtois; Vertonghen, Kompany e Alderweireld; Witsel, De Bruyne, Chadli e Meunier; Fellaini e Hazard; Romelu Lukaku. Técnico: Roberto Martínez.

INGLATERRA

Pickford; Walker, Stones e Maguire; Trippier, Dele Alli, Henderson, Lingard e Delph; Sterling e Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.

Continua depois da publicidade

ARBITRAGEM: Alireza Faghani, auxiliado por Reza Sokhandan e Mohamed Mansouri (trio do Irã).

DATA E HORA: sábado, às 11h (de Brasília).

LOCAL: Arena Zenit, em São Petersburgo.

TRANSMISSÃO: NSC TV, Sportv e CBN Diário.

MINUTO A MINUTO: NSC Total e Diário Catarinense.

Destaques do NSC Total