Mesmo após realizar a janela de transferências mais cara de sua história, o Liverpool encerra o primeiro turno da Premier League convivendo com uma escassez de opções ofensivas. O técnico Arne Slot tem enfrentado dificuldades justamente no setor que mais recebeu investimentos.

Continua depois da publicidade

Na partida que abriu o returno do Campeonato Inglês, Slot escalou Gakpo como referência no ataque, com Florian Wirtz e Szoboszlai atuando pelos lados. Wirtz e Gakpo marcaram os gols do empate em 2 a 2 com o Fulham. No banco de reservas, as alternativas se resumiam ao jovem Ngumoha e a Federico Chiesa.

Além do Liverpool: Confira os uniformes dos clubes da Premier League

As baixas no ataque dos Reds se acumularam nas últimas semanas. A mais sentida veio com a lesão de Alexander Isak. Contratação mais cara da janela e da história do clube, o atacante sueco sofreu uma grave contusão na perna esquerda na partida contra o Tottenham, passou por cirurgia e não tem previsão de retorno, segundo comunicado oficial do Liverpool.

Isak custou 150 milhões de euros e chegou para ser uma grande referência no ataque montado por Arne Slot.

Outra ausência por lesão é a de Hugo Ekitiké. Terceira contratação mais cara do clube, o francês ficou fora da partida contra o Fulham, em entrevista, Arne Slot confirmou que o atacante deve desfalcar a equipe nas próximas semanas.

Continua depois da publicidade

Para completar o cenário, Mohamed Salah, artilheiro da última Premier League, está defendendo a seleção do Egito na disputa da Liga das Nações Africanas, competição que termina apenas no dia 17 de janeiro.

O contexto chama ainda mais atenção quando se lembra que, no início da temporada, o Liverpool não economizou para reforçar o ataque. Além de Isak (150 milhões de euros), o clube investiu 100 milhões de euros em Florian Wirtz e 90 milhões no francês Ekitiké. A expectativa do início da temporada,no entanto, foi substituída por um ataque desfalcado.

O preterido de Slot

Enquanto lida com a falta de opções, Arne Slot não parece inclinado a dar espaço a um jogador: Federico Chiesa.

O atacante italiano chegou ao Liverpool em agosto de 2024 e foi o único reforço do elenco campeão da Premier League 2024/25. Campeão da Eurocopa de 2020 com a seleção italiana, Chiesa construiu boas passagens por Fiorentina e Juventus, embora sua carreira tenha sido marcada por uma sequência de lesões graves.

Continua depois da publicidade

Chiesa desembarcou em Anfield ainda sem estar em plenas condições físicas e, aos poucos, foi recuperando ritmo. Ainda assim, as oportunidades seguiram escassas. Na temporada passada, a concorrência era forte: Salah terminou como artilheiro do campeonato, com 27 gols, Luis Díaz foi o vice-artilheiro do time na Premier League, com 11, e Gakpo marcou oito vezes.

Mas na atual temporada o desempenho ofensivo caiu, e era esperado que o italiano pudesse ganhar mais espaço. O que até agora, não aconteceu. Chiesa foi titular em apenas três partidas, sendo duas pela Carabao Cup e apenas uma pela Premier League.

Chiesa é um jogador experiente e que demonstrou que pode somar ao coletivo do Liverpool resta saber se em algum momento, o treinador vai vê-lo como opção, já que, mesmo com a escassez ofensiva, Arne Slot segue reservando ao atacante apenas os minutos finais das partidas.