Um empresário ítalo-americano apareceu como interessado na compra da SAF do Avaí, time que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. Além disso, ele também é acionista majoritário de um time da segunda divisão italiana.

Continua depois da publicidade

Quem é o empresário interessado na compra da SAF de time da Série B

De acordo com informações apuradas pelo jornalista do ge, Bruno Atanazio, trata-se de Mike James DeLucca Melby, 44 anos, que é americano filho de pais italianos. Além disso, ele é casado com Caroline Gracie, brasileira e parte da tradicional família Gracie, que tem histórico no jiu-jitsu.

O empresário interessado na compra da SAF do time da Série B é dono da empresa Sunday Ventures, que pretende se tornar um Grupo de Propriedade Multi-Clubes, ou seja, uma estrutura onde uma única empresa possui múltiplos clubes de futebol.

Na temporada 2023/24, a Sunday Ventures injetou cerca de 2 milhões de euros no Cesena FC e ajudou o clube a ser campeão da Série C da Itália. Quando garantiu acesso à segunda divisão, a empresa comprou 70% das ações do time italiano, conforme informado pelo portal La Gazetta dello Sport.

Na última temporada, o Cesena terminou na 7ª colocação da Série B italiana. Atualmente, é o 3º colocado com 15 jogos e disputa o acesso à elite nacional.

Continua depois da publicidade

Além do Cesena e do Avaí, Mike Melby tem interesse na compra do Orange County FC, time da 2ª divisão dos Estados Unidos.

Apesar do interesse, o Avaí ainda precisa passar por alguns processos internos, como a criação da SAF. Por meio de nota, a diretoria afirma que existem critérios para a criação, onde “não pode abranger qualquer patrimônio imobiliário do clube e que o investidor terá a responsabilidade pelo pagamento das dívidas do Avaí”.

Ressacada, em Florianópolis
Avaí ainda precisa de processo interno para a criação da SAF (Foto: Ronaldo Fontana, NSC TV)

A partir de agora, o assunto deve ser debatido por meio de uma assembleia geral e no conselho deliberativo do Avaí.

Durante entrevista coletiva, o presidente eleito para o próximo mandato, Bernardo Pessi, antecipou que o clube aguardava a chegada de uma proposta e que seria “pauta imediata Conselho Deliberativo e, depois, será levada ao sócio-torcedor”.

Continua depois da publicidade

— Essa decisão não será tomada por mim. Ninguém vai vender o Avaí. Quem vai decidir sobre a possibilidade de investimento via SAF é o torcedor do Avaí Futebol Clube. Meu papel será encaminhar a proposta assim que recebê-la — completou Pessi.