O ex-técnico de Cesar CIelo, Brett Hawke, se envolveu em uma polêmica após questionar a exibição do chinês Pan Zhanle, que quebrou o recorde mundial nos 100 metros livres da natação em Paris 2024.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Quadro de medalhas de Paris 2024
Entenda a polêmica entre o ex-técnico de Cesar Cielo e chinês que quebrou recorde mundial
O atleta de apenas 19 anos venceu a final com praticamente um corpo de diferença do segundo colocado. Com o tempo de 46s40, ele superou a própria marca conquistada em fevereiro com 56s80.
Continua depois da publicidade
Segundo informações do ge, com isso, o técnico do 2º colocado, Kyle Chalmers, da Austrália, se mostrou intrigado com o resultado e disse que ficou bravo porque “não ganha 100 metros livre por um corpo de distância”.
— Não é humanamente possível abrir por um corpo de distância nessa prova — desabafou Brett Hawke em um vídeo gravado nas redes sociais.
Além disso, ele seguiu questionando o resultado do nadador chinês através das redes sociais. Em uma das publicações, ele chegou a chamar o atleta de “anormal”.
— Não se trata de uma questão racial. Não é contra qualquer pessoa particular ou qualquer nação. É apenas o que eu vejo e o que eu sei. Esses cara são meus amigos. São as pessoas que eu estudei. Coloquei 30 anos .a minha vida nisso. Eu entendo desse assunto. O que ele fez não é real.”(…) Isso não é humanamente possível. Não venham me vender essa ideia, não enfie isso pela minha goela abaixo. Não é real! — disse.
Continua depois da publicidade
Atletas condenam acusação do ex-técnico de Cesar Cielo
A mídia estatal chinesa, atletas e internautas se manifestaram para apoiar o campeão olímpica Pan Zhanle, após as acusações do ex-técnico do brasileiro Cesar Cielo. Entre as defensoras do campeão olímpico, está Zhang Yufei, da China, que ganhou o bronze na final feminina dos 200 metros borboleta em Paris 2024.
— Por que os atletas chineses são questionados quando nadam tão rápido? Por que ninguém ousou questionar Phelps quando ele venceu? —questionou a nadadora.
O nadador e comentarista Bruno Fratus, bronze em Tóquio nos 50 metros livre, chamou a acusação feita pelo treinador australiano, que também já foi seu técnico, de “deselegante” e destacou que “fere a credibilidade do esporte”.
— E é complicado fazer esse tipo de alegação, ainda mais nos Jogos Olímpicos. Não é apenas deselegante, mas também fere a própria reputação e a própria credibilidade do esporte”, destacou Fratus, que lembrou do rígido controle de dopagem que existe nos Jogos — complementou o comentarista durante o programa ÇA Va Paris, do sportv.
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre a natação
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.