Yago Dora carimbou o título mundial da WSL na última segunda-feira (1º), na primeira bateria da decisão do Finals, em Cloudbreak, Fiji. Apesar de nascer em Curitiba (PR), o campeão do mundo de surfe tem uma forte ligação com Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Nascido na capital paranaense em 1996, , o surfista se mudou junto à família para a capital catarinense ainda na infância. Com o esporte presente no ambiente familiar, ele foi incentivado e treinado pelo pai Leandro Dora, conhecido como Grilo, durante boa parte da carreira.
Em entrevista à WSL, Yago contou que o sonho do pai era criar os filhos perto da praia. Aos três anos de idade, o surfista chegou à Florianópolis e com nove anos passou a morar no bairro Rio Tavares.
— Desde quando a gente se mudou para cá sempre teve uma cena de surfe e skate muito forte. E eu tive a sorte do meu pai trabalhar como treinador de surfe — relembrou Yago.
Por conta das viagens de Leandro para treinar outros atletas, o campeão mundial passou a ter contato com os principais surfistas do mundo desde cedo. A relação entre pai e filho como treinador e atleta se estendeu durante praticamente toda a carreira de Yago.
Continua depois da publicidade
*Por Diego Piovezan
