O Brasil enfrenta os Estados Unidos nas quartas de final do basquete em Paris 2024 na tarde desta terça-feira (6). Com praticamente os melhores jogadores disponíveis, a seleção americana já foi batizada como a nova geração do “Dream Team”.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Quadro de medalhas de Paris 2024
Brasil x EUA no basquete e mais: Confira a agenda olímpica desta terça
Entenda o significado e como surgiu o Dream Team
O Dream Team (em português, “Time dos Sonhos”) original foi criado para os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, que contava com Michael Jordan como o principal nome. Porém, contava com outros atletas lendários da NBA como, por exemplo, Magic Johnson, Larry Bird e Charles Barkley. Essa foi a geração que contou com as principais estrelas americanas da NBA.
Continua depois da publicidade
Porém, a história começa com uma derrota amarga para a União Soviética na semifinal das Olimpíadas de 1988, em Seul. Naquela época, não era permitida a participação de jogadores profissionais, apenas universitários que jogavam nos Estados Unidos.
Porém, a derrota fez com que a Federação Internacional de Basquete flexibilizasse as regras e permitiu a entrada dos principais jogadores da maior liga de basquete do mundo, a NBA.
Confira o elenco do Dream Team dos Estados Unidos em 1992
- Michael Jordan – Chicago Bulls;
- Magic Johnson – Los Angeles Lakers;
- Larry Bird – Boston Celtics;
- Charles Barckley – Phoenix Suns;
- John Stockton – Utah Jazz;
- Patrick Ewing – New York Knicks;
- David Robinson – San Antonio Spurs;
- Clyde Drexler – Portland Trail Blazers;
- Scottie Pippen – Chicago Bulls;
- Chris Mullin – Golden State Warriors;
- Christian Laettner – Duke University.
Como nasceu a alcunha Dream Team
Segundo informações do ge, a alcunha Dream Team foi estampada na revista Sports Illustrated pela primeira vez, de forma hipotética, em 1991. Na ocasião, foi projetado como seria a seleção ideal dos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
A chegada do grupo ao Barcelona foi badalada e contou com a presença de uma multidão de fãs e imprensa. Assim como esperado, a equipe comandada por Michael Jordan não teve dificuldade alguma ao longo dos Jogos Olímpicos para conquistar o ouro.
Veja também: Confira fotos da cerimônia de abertura das Olimpíadas Paris 2024
A estreia foi contra Angola e veio uma vitória por 116 a 48, ou seja, 68 pontos de diferença. O cestinha da partida foi Charles Barckley com 24 pontos.
O Brasil também apareceu no caminho dos Estados Unidos no jogo quatro da primeira fase dos Jogos Olímpicos. Assim como o restante dos adversários, a equipe comandada por Oscar sentiu a força do Dream Team original e perdeu por 127 a 83.
Continua depois da publicidade
A decisão da medalha de ouro foi contra a Croácia, que contava com Drazen Petrovic, irmão do atual técnico da seleção brasileira, Aleksander Petrovic.
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.