O futebol argentino vive momentos de panela de pressão nas últimas semanas. Tudo por conta de uma decisão da AFA (Associação de Futebol Argentina) em mudar o regulamento do campeonato nacional ainda em andamento e decretar um campeão por meio de uma canetada.

Continua depois da publicidade

Com isso, o Campeonato Argentino pode ter três campeões nessa temporada. Normalmente, a competição tem dois vencedores, o do Torneio Apertura e Clausura. Porém, a AFA decidiu dar o título de campeão também ao Rosário Central, por conta da soma dos pontos nos dois torneios. A decisão gerou muita controvérsia por lá.

O Rosario Central somou 66 pontos em 32 jogos e ficou com a liderança da tabela anual.

Na Argentina, há uma tradição de que, na partida seguinte de um clube considerado campeão, o adversário faça uma espécie de corredor de recepção e reverência ao novo dono do título local. No último domingo, os jogadores do Estudiantes formaram as fileiras para receber os jogadores do Rosário, mas ficaram de costas para os rivais.

A atitude desagradou muito os dirigentes da AFA e causou a suspensão do presidente do Estudiantes, o ex-jogador Verón, de seis meses. Além disso, os atletas participantes do ato levaram um gancho de dois jogos.

Continua depois da publicidade

Decisão da AFA gerou revolta e sobrou até para Messi

Após a suspensão, a esposa do ex-jogador Verón, presidente do Estudiantes, foi às redes sociais. Em duas postagens, ela criticou duramente os dirigentes da AFA e xingou Messi, a quem se referiu como um “pedaço de merda”, numa expressão local.

Valentina Martín direcionou seus ataques a Lionel Messi e ao presidente da AFA, Claudio “Chiqui” Tapia, a quem chamou de forma pejorativa como “gordo”. Além disso, ela comparou a atuação do marido com o do jogador do Inter Miami.

– [Verón] É mais argentino que o ‘merd*’ que ganhou a Copa do Mundo e que vive em Miami, amigo do gordo. Fora mafiosos do futebol argentino! Mais veronista do que nunca e sempre deste lado – disparou.

Mudança de regulamento: como fica o Campeonato Argentino

Com a mudança no regulamento do Campeonato Argentino, a competição terá como campeões o Platense, no Apertura, e, agora, o Rosário Central, com o título por pontos somando Apertura e Clausura. Porém, este último torneio ainda está em andamento, na fase de mata-mata.

Continua depois da publicidade

A AFA afirma que a decisão que beneficiou o Rosário Central não muda em nada a atual fase da competição. Por isso, quando o Clausura terminar, seu vencedor também será chamado de campeão argentino.

Os campeões do Apertura e do Clausura jogam pelo Troféu dos Campeões, em 20 de dezembro. Quem vencer enfrenta o Rosario Central na Supercopa Internacional, ainda sem data.