A equipe Vôlei 5 sub-17, do campeão Olímpico (Barcelona 1992) Paulo André, o Paulão, conquistou a Taça Paraná de vôlei 2025 pela série ouro. O time de Florianópolis participou do maior campeonato de base da América Latina entre 26 de outubro e 1º de novembro, em São José dos Pinhais e Curitiba (PR).

Continua depois da publicidade

Ao todo, a competição reuniu 364 equipes de 180 instituições esportivas, com cerca de 5 mil atletas. Pela categoria sub-17, 84 equipes participaram, com representantes de diferentes regiões do Brasil e do Chile.

Time de Paulão na Taça Paraná 2025

O Vôlei 5 tem apenas cinco anos de existência, e é liderado por Paulão, com coordenação técnica de Tatiana Ribas. Para eles, a vitória reafirma o compromisso com a formação esportiva e humana de atletas que buscam chegar ao cenário nacional do voleibol.

A equipe avançou invicta na fase de grupos, venceu os confrontos eliminatórios e confirmou o título na decisão diante de um adversário tradicional do cenário juvenil. A conquista em Curitiba agrega pontuação ao ranking nacional de clubes, colocando a equipe entre as mais bem posicionadas da categoria.

Continua depois da publicidade

Neste ano de 2025, o time apoiado pelo Baía Sul Mulher também acumula os títulos do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) nas categorias Sub-16 e Sub-17. Para o restante da temporada, o calendário inclui etapas do Circuito Catarinense, amistosos interestaduais e clínicas de aprimoramento conduzidas por ex-atletas da seleção brasileira.

Sobre Paulão, campeão olímpico de vôlei

Paulo André Jukoski da Silva, conhecido como Paulão, nasceu em Porto Alegre (RS) e é um ex-jogador de vôlei. Ele morou em Gravataí boa parte de sua vida, até sair para seguir a profissão de esportista.

Antes da carreira de voleibolistas, atuava como handebolista. Paulão fez parte da Seleção Brasileira de vôlei nas Olimpíadas de Barcelona em 1992, em que conquistou a mdelha de ouro. Além disso, participou das Olimpíadas de Seul 1988, e das Olimpíadas de Atlanta 1996.

Depois de se aposentar das quadras, Paulão assumiu a carreira política, com contribuições ao Ministério do Esporte, e apoiando projetos esportivos voltados para a educação e a inclusão social. Atualmente, lidera o Vôlei 5, clube de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Leia também

Minas sofre desfalque de peso na Superliga Feminina 2025/26

Príncipe William mostra habilidades no esporte em visita ao Brasil

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão