nsc
    nsc

    Boa sorte!

    Espaço do Trabalhador: 10 dicas para buscar emprego em tempo de crise

    A Hora e a consultora de RH Michelle Digiácomo ajudam você na tarefa

    22/08/2016 - 03h28

    Compartilhe

    Por Redação NSC

    Que conseguir uma vaga no mercado de trabalho não está fácil, todos já sabem. Mas e como se destacar no meio da multidão na fila do emprego, você sabe? Pois a Hora, com dicas da consultora de RH Michelle Digiácomo, ajuda você nessa tarefa. Ela é formada e Psicologia, tem pós-graduação em Psicologia Clínica, MBA em Gestão de Pessoas e Coaching e também é especialista em Direito do Trabalho, além de ser proprietária da Contato Gestão de Pessoas, em Florianópolis. E agora Michelle compartilha um pouco do seu conhecimento com os nossos leitores. Confira as dicas:

    (Foto: )

    Confira o Espaço do Trabalhador no Facebook

    Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis

    1) Diferencie-se

    Isso vale principalmente para o comportamento. As empresas buscam pessoas com autonomia e iniciativa para fazer as coisas. Muitas empresas têm porte pequeno, por isso precisam de pessoas com atitude para resolver problemas e desempenhar tarefas variadas.

    2) Mostre-se

    Não adianta se qualificar e cruzar os braços à espera de trabalho. O profissional competitivo é proativo e corre atrás das oportunidades. Inscreva-se nos sites de emprego na internet, acompanhe os jornais e comunidades na internet relacionadas à sua área. Encaminhe currículo a pessoas que você conhece.

    3) Atualize seu currículo

    Deixe-o direcionado para as vagas que está buscando, descreva as atividades mais importantes que exerceu em suas experiências, corrija várias vezes a ortografia e a gramática (acredite, isso faz diferença).

    4) Capacite-se

    Avalie a possibilidade de fazer cursos para se atualizar na sua área. Aqui você vai pensar: ¿Mas estou desempregado, como vou pagar cursos?!¿ Primeiro, tire a venda da negatividade dos olhos e vá até o Google e escreva – Cursos Gratuitos. Pesquise, sempre vai ter algo relacionado à sua área que poderá fazer.

    5) Informe-se

    A internet oferece a possibilidade de acesso a diversos conteúdos informativos de maneira gratuita. Portanto, utilize seu tempo livre para ler artigos, textos e notícias sobre assuntos da sua área de atuação. Isso vai ajudar no momento da entrevista de emprego, quando você poderá mostrar-se atualizado e interessado pelo conhecimento.

    6) Seja criativo

    As empresas recebem muitos currículos, todos iguais. Um currículo que destaca um bom resultado que o candidato alcançou em outra empresa, alguma inovação, vai chamar mais a atenção dos avaliadores. Algumas pessoas enviam vídeo ou criam um design diferenciado. Outros canais importantes para chegar às empresas são o Facebook e o LinkedIn.

    7) Crie e mantenha um bom networking

    Faça contatos nas redes sociais (LinkedIn é uma ótima opção), acompanhe empresas relacionadas a sua área de trabalho, seja participativo com postagens, artigos e divulgações, mostre-se.

    8) Prepare um bom currículo

    O ideal é que tenha uma, no máximo duas páginas. Os itens mais avaliados por recrutadores são as experiências profissionais e os conhecimentos. Essa parte tem que estar impecável. É preciso detalhar quais foram suas atividades nas determinadas experiências e qual foi o período (mês e ano que entrou e saiu da empresa). Imprescindível também detalhar seu conhecimento técnico. Vale compartilhar os resultados alcançados nos últimos empregos, principalmente quando se trata de vagas para a área comercial. Não é necessário escrever endereço completo, RG e CPF, nome de pai, mãe, título de eleitor¿ Recomendo colocar nome completo, idade, bairro, e-mail e telefone.

    9) Prepare-se para a entrevista de emprego

    Pesquise sobre a empresa, faça uma lista de perguntas que possam ser feitas e tente respondê-las. Na hora da entrevista, chegue com antecedência, vista-se adequadamente e mantenha o celular desligado. Especifique as qualidades para o cargo. Identifique as situações em que observou fraquezas e as melhorou. Por fim, mesmo que esteja nervoso, tente ser você mesmo encare a entrevista como uma conversa com o entrevistador.

    10) Não minta

    Responda às perguntas da entrevista de forma tranquila, sem mentiras ou exageros. Nunca comente sobre problemas pessoais, nem fale mal dos colegas ou da empresa anterior. Não exagere nas qualidades.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas