Para Sueli Petry, historiadora e diretora do Patrimônio Histórico e Museológico da Fundação Cultural de Blumenau, a procura por roupas e objetos antigos está chegando agora na região. Ela afirma que o hábito tem tudo a ver com a necessidade que as pessoas têm de resgatar memórias de períodos felizes da vida.
Continua depois da publicidade
– Com o tempo, as pessoas acabam perdendo referências importantes da infância e da juventude. Pelos mercados de pulgas se encontra esse relâmpago da história de vida de cada um, seja em detalhes para decorar a casa, coisas retrô. É uma espécie de link entre o contemporâneo e o passado – explica.
>> Entenda a febre dos mercados de pulgas no Vale do Itajaí <<
O publicitário Geislon Tiago Rodrigues começou a se interessar por esta tendência ainda na infância, observando o rádio antigo do pai. Com o passar dos anos, começou a colecionar artigos vintage e não parou mais. Hoje, Geislon garimpa e comercializa itens relacionados a Blumenau – garrafas de cerveja antigas e placas de carro, por exemplo – no Facebook, através do perfil Antiguidades Blumenau.
Continua depois da publicidade
>> Blog +Lazer: os 10 mercados de pulgas mais famosos do mundo <<
– Vejo uma procura grande das pessoas por coisas antigas. A maioria delas quer reviver a infância ou decorar a casa de um jeito mais retrô, o que está na moda agora. Recebo um público bem jovem, na faixa dos 20 anos, que adora esse tipo de coisa – diz ele.