O presidente da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro apresentou esta semana o projeto de lei municipal que permitirá, se aprovado, transformar o estádio de um dos grandes do Rio de Janeiro numa arena multiuso, inclusive pronta para receber shows.

Continua depois da publicidade

Trata-se das Laranjeiras, casa do Fluminense, campeão da Libertadores da América em 2023. O estádio foi fundado em 1919 e já teve capacidade para 20 mil lugares, mas precisou se adaptar ao longo da história com o crescimento da região e obras viárias.

Carlo Caiado, chefe da casa legislativa na Cidade Maravilhosa, apresentou ao presidente do Fluminense, Mário Bittencourt o documento que será levado a tramitação.

Se aprovado, o projeto permitirá ao Tricolor fazer uma grande reforma no complexo das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. A ideia é ter uma arquibancada para 6.300 torcedores, a construção de um setor coberto para 700 pessoas e a troca do gramado do estádio centenário.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Continua depois da publicidade

Com isso, o clube espera poder receber jogos de pequeno porte no local. Atualmente, o Fluminense divide a gestão do Maracanã, onde joga suas partidas como mandante, com o Flamengo. Além disso, o projeto prevê ampliação e melhorias significativas no Centro de Treinamento Carlos Castilho.

O que é esse projeto de lei e por que ele é necessário ao Fluminense

Trata-se de Operação Urbana Consorciada (OUC) para venda de potencial construtivo e capitalização de reformas de clubes de futebol. Recentemente, o Vasco passou pelo mesmo processo que viabilizou a reforma e ampliação do estádio de São Januário.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Na prática, o clube ganha a permissão para vender o potencial construtivo – num total de 103 mil metros quadrados – e levantar dinheiro para as obras, cujo orçamento está entre R$ 200 milhões e R$ 300 milhões. O Fluminense tem dez anos para concluir as obras conforme projeto após a o projeto virar lei municipal.

Entretanto, a diretoria do Fluminense espera ter tudo aprovado e começar as obras em 2026, com previsão de conclusão em 2029.

Continua depois da publicidade

O Fluminense prevê ainda a colocação de gramado sintético nas Laranjeiras. Isso facilitaria a logística no local para receber shows de grande porte, como acontece em outros locais do Brasil, como o Allianz Parque, em São Paulo, e a Arena da Baixada, em Curitiba.

Fotos: conheça as Laranjeiras, estádio do Fluminense