Um dos estádios mais famosos e icônicos do futebol mundial mudou de nome há alguns meses e quase ninguém percebeu. Trata-se de um estádio moderno e palco do maior campeão da Europa. Sim, a casa do Real Madrid não se chama mais Santiago Bernabéu, como é chamado desde 1955.

Continua depois da publicidade

A mudança foi discreta e omitiu uma parte do nome do tradicional ex-jogador e ex-presidente do clube. Agora, o complexo moderno, reformado a partir de 2019 e mais moderno da Espanha e entre os top-5 nesse quesito no mundo, ele agora se chama apenas Bernabéu. Mas por quê?

De acordo com o Marca, o motivo é comercial… negócios, business, dinheiro! A ideia do clube merengue é incentivar o famoso naming rights do estádio. A prática é quando uma empresa associa a sua marca ao local e o batiza.

Aliás, quem tem feito isso muito bem na Espanha e deixado o clube galáctico para trás são seus dois rivais locais. O Atlético de Madrid já batizou o seu estádio de Wanda Metropolitano e atualmente se chama Riyadh Air Metropolitano. O Barcelona está finalizando a reforma completa do seu estádio, que já foi rebatizado de Spotify Camp Nou.

O próprio Real Madrid não oficializou a mudança, pois faz testes de marketing e algumas peças apresentam o estádio apenas como Bernabéu, inclusive a página oficial da arena.

Continua depois da publicidade

Obras no Bernabéu duraram quatro anos a custo bilionário

O agora Bernabéu custou caro aos cofres do Real Madrid. As obras de reforma e modernização completa do estádio custaram 892,7 milhões de euros (R$ 4,8 bilhões na época) e foram realizadas de 2019 a 2023, durante a pandemia de Covid-19.